Você se lembra da época em que era adolescente? Normalmente, essa fase da vida começa na puberdade e vai, no máximo, até os 18 ou, quem sabe, 20 anos. E se a gente disser que não é bem assim? Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade de Cambridge, a adolescência se expande até os 32 anos.
Talvez você ache essa alegação muito estranha, mas vamos te explicar. O estudo analisou mais de 3 mil exames de imagem cerebral de 4.216 pessoas. As idades variam de 0 a 90 anos. O objetivo era analisar a estrutura das conexões neurais e como elas mudam de direção em certos períodos. Por isso, foram determinadas cinco fases importantes, no qual o ser humano tem uma “virada de chave”.

O ciclo da vida foi redefinido
Do nascimento até os 9 anos de idade, vivemos a infância. Logo em seguida, dos 9 aos 32, é a adolescência. A fase adulta começa nos 32 e vai até os 66. O envelhecimento começa aos 66 e termina aos 83. Depois disso, entramos em uma fase que eles chamam de “Late Aging”, ou envelhecimento tardio.
A descoberta mais chamativa é, sem dúvidas, a da adolescência. Isso talvez explique a sensação muito descrita após os 30 sobre ter diversas responsabilidades, mas ainda se sentir “jovem demais”.
Dos 9 aos 32, os pesquisadores alegaram que o cérebro continua aumentando a sua eficiência e fortalecendo conexões estruturais essenciais. É só aos 32 que, de acordo com o estudo, tudo se torna mais estável.
E como sentimos isso fisicamente?
No dia a dia, é possível sentir essas mudanças através de uma melhor organização das responsabilidades e rotina, raciocínio lógico mais rápido e estabilidade da memória. É claro que isso não significa que pessoas de 30 anos sejam imaturas, mas sim que o padrão de reorganização neural ainda segue a mesma lógica, só que em maturação.
Alexa Mousley, autora principal da pesquisa, explicou: “A eficiência neuronal, como é de se imaginar, está bem conectada por vias curtas, e a adolescência é a única fase em que essa eficiência está aumentando. Vemos um contínuo aumento de integração até aproximadamente os 30 anos, seguido de estabilidade.”
Virada de chave
O ponto de virada, que acontece após os 32 e vai até os 66 anos, é mais sutil. Porém, é aí que as nossas atitudes se baseiam mais em conhecimentos acumulados e se torna mais complicado aprender coisas novas.
Então, saiba que, se mesmo ao completar 30 você ainda se sentir super jovem, assim como na adolescência, existe agora uma explicação concreta sobre isso. Ao mesmo tempo, fique atento: isso não justifica atitudes imaturas, já que estamos sempre evoluindo e amadurecendo.
