A internet está obcecada com um assunto muito específico: as regras de vestimenta em casamentos, principalmente quando estamos falando de mulheres, seja você madrinha ou convidada. Isso tem acontecido após uma série de vídeos no TikTok sobre o tema viralizarem e, claro, serem alvo de debates.

Em alta nas redes
Em um primeiro vídeo que viralizou, uma noiva conta que teve o seu casamento arruinado após uma convidada decidir usar roupa branca na cerimônia, sendo que a única regra do casamento era justamente não usar branco ou tons claros.
Outro vídeo que furou a bolha envolve a influenciadora Jordanna Maia, que precisou até mesmo se pronunciar e mostrar mais de perto o vestido que, na verdade, era laranja claro com estampa de flores na cor laranja por toda a peça.
Nós sabemos que o tema casamento é delicado e existem vários estilos de “dress code”, entre os mais comuns, estão: esporte casual, esporte fino, social completo e black-tie. Cada um desses fala sobre o estilo de roupa que deve ser usado, sendo o esporte casual o que mais traz liberdade de escolha, podendo usar peças mais fluidas e confortáveis, até o black-tie, que é super formal. Mas a verdade é que nenhum deles fala sobre cor de roupa.
Entenda a vontade da noiva
Se estamos falando de cor, esse é um acordo direto entre os noivos e as madrinhas/padrinhos e os convidados. Talvez, por esse motivo, o tema seja tão polêmico. Em alguns casamentos, o branco é proibido, assim como os tons claros. Já em outros, as cores claras podem ser até mesmo uma preferência da noiva, de acordo com o local em que a cerimônia acontece.
Existem casamentos em que o branco é permitido (acredite se quiser), mas tons muito vibrantes, como laranja ou amarelo, são proibidos.
Vale questionar
No final, as cores são uma preferência da noiva e devem ser passadas para todos os que estarão presentes. E é essa preferência que deve ser respeitada na hora de escolher o look.
Quando essas “regras” não são passadas e, caso você esteja em dúvida sobre a cor da peça que está usando, uma boa alternativa é conversar diretamente com eles.
Isso vale também para outros detalhes: será que escolhi uma peça curta demais? Decotada demais?

Críticas que engajam
O fato é que, na internet, todos os tons claros parecem configurar branco e, em poucos minutos, uma nova polémica é criada, mesmo que a peça esteja de acordo com a cerimônia em questão.
A conclusão é mais simples do que parece: é preciso respeitar a vontade da noiva, independente da escolha que ela faça não te agradar completamente. Além disso, se atente ao dress code para acertar no look. E, claro, tudo pode e deve ser conversado.
Fácil, ne?
