Nos últimos dias, o nome de Sydney Sweeney tem dominado as redes sociais. O motivo? A atriz é o novo rosto da campanha de uma calça jeans da marca American Eagle. Pode parecer algo comum, mas os questionamentos que rondam os vídeos postados pela marca causaram debates.

O primeiro ponto é sobre a sexualização do corpo da artista. Na campanha, Sydney aparece usando roupas com decotes que chamam a atenção. Em certo vídeo, a câmera filma o rosto da atriz, que aparece falando sobre o produto, mas vai – aos poucos – mirando e se aproximando de seus seios, deixando o seu rosto até mesmo de fora do quadro.
Sydney já havia comentado, em entrevista, o quão frustrada se sente pela atenção que a mídia dá ao seu corpo. Para a Vanity Fair, ela disse: “Eu vejo isso e simplesmente não consigo me permitir ter uma reação. Não sei como explicar – ainda estou tentando entender. As pessoas se sentem conectadas e livres para falar sobre mim da maneira que quiserem, porque acreditam que não estou mais em um nível humano, porque sou atriz. Que esses personagens são para todos os outros, mas eu, como Sydney, não sou mais para mim. É essa relação estranha que as pessoas têm comigo, sobre a qual não tenho controle ou poder de decisão.”
O que os fãs se questionaram é por qual motivo a atriz teria voltado atrás no seu discurso e aceitado fazer uma campanha que coloca o seu corpo como o grande centro.
Já a outra polêmica envolve acusações de eugenia. O nome da campanha é “Sydney Sweeney has great jeans”. Em um vídeo, ela é vista rasurando uma frase que diz “Sydney Sweeney has great genes”, e trocando pela palavra jeans que, no inglês, tem sonoridade parecidas. Essa atitude, associada a uma mulher branca de olhos azuis, fez com que a internet acusasse a American Eagle de eugenia.
No vídeo abaixo, de Garotas Estúpidas, explicamos o assunto com mais detalhes: