Pode parecer a parte mais “chatinha” da maquiagem, mas a verdade é que você pode fazer o olho mais incrível que for, mas se a aplicação da base não for legal o estraga todo o make final. Aproveitamos então o lançamento da Liquid Halo no Brasil, base hit da Smashbox, para pegar dicas espertas com Ana Helena Alves, treinadora oficial da marca.
Na hora de passar a base:
“Costumo aplicar com a mão, usando dois ou três dedos. E aí ao mesmo tempo em que você espalha é legal dar batidinhas, porque vai massageando a pele e ativando os componentes da base”, explica. Ana distribui o produto do centro do rosto para as extremidades, de forma que a base vá se fundindo com a pele e você não tenha acúmulos em regiões como a raiz do cabelo.
Importante: não esqueça de passar na região das olheiras (às vezes fica de fora da base já pensando no corretivo) e nas pálpebras (tonalizar essa área faz toda a diferença na hora de esconder o ar de cansaço!).
Ferramentas como o pincel de base ou a esponjinha em formato de gota também são úteis para aplicar a base, claro, e “o importante é ver o que funciona melhor para você e como você se sente mais confortável”, comenta. “Mas sempre que você espalhar a base com o pincel ou com a esponja, dê uma finalizada dando batidinhas com a mão: ela dá uma aquecida no produto e faz com que ele se fixe melhor na pele, fica mais natural”, indica.
Ana inclusive garante que a aplicação com as mãos pode ser utilizada mesmo quando se quiser uma cobertura mais intensa, basta ir adicionando e espalhando o produto conforme a necessidade.
Produtos complementares
Antes da base: nada de pular a rotina de cuidados diários com a pele (lavar a pele, tonificar, hidratar), e, principalmente, o primer. “É ele que dá o aspecto profissional ao look”, diz Ana.
Depois da base: vem o corretivo para melhorar o que a base não escondeu totalmente. “Aplico na região das olheiras e também em pontos estratégicos: cantinhos do nariz (que tendem a ficar mais vermelhos agora no inverno) e dou um tapinha sobre o ‘v’ acima dos lábios, dá uma iluminada sutil”, indica.
Aí vem o pó, que ela aplica com o pincel kabuki em movimentos circulares, e um blush bronzer para definir o contorno do rosto e afinar onde for necessário (como as bochechas, imaginando uma diagonal das têmporas até os lábios). O blush coral é uma boa opção para dar um ar de saúde ao make (e é uma cor universal, cai bem de negras a peles bem branquinhas).
Último truque de expert: passar iluminador (daqueles do tipo caneta) nas têmporas e ponte do nariz.
Para achar seu tom de base
O melhor é sempre testar na linha do maxilar! “Assim você vê se precisa de um tom um pouco mais escuro para compensar o tom do colo, que pode ser que tome mais sol. O tom perfeito é aquele que você nao vê que está usando base”, comenta Ana.
O lançamento: Liquid Halo HD Foundation Smashbox
Lançada em maio de 2013 no exterior, a base que completa a família Halo do pó, blush e iluminador tem lugar garantido na mala de vários experts em maquiagem (postamos a foto dela no Instagram e Júnior Mendes logo comentou que ela é mesmo ótima!). O motivo é a tecnologia liquid light, que reflete a luz em 3 dimensões com seus difusores ópticos – a base em si, está dentro desses difusores, o que garante o efeito de um filtro de fotografia.
Ela chega ao Brasil disponível em 10 cores, mas quem determina o subtom dela, aquela coisa de fundo acinzentado, rosado, etc. é a própria pele, explica Ana. Já à venda na Sephora, por R$ 194.
- Gostaram das dicas? Já testaram essa base? Deixem suas impressões nos comentários!