Nem precisa ter estudado moda para saber que o nome Courrèges é um dos ícones nesse assunto, daqueles responsáveis por revolucionar o vestuário! Nessa sexta-feira saiu a triste notícia de que André Courrèges, que sofria do mal de Parkinson, faleceu ontem (07/01) aos 90 anos em Paris. Boa oportunidade então para homenagear e relembrar o trabalho dele, um dos criadores de moda mais visionários de todos os tempos! Bora mergulhar em um pouco de história da moda?
Courrèges era arquiteto por formação, mas acabou assumindo a profissão de estilista após oito anos trabalhando com Cristóbal Balenciaga. Em 1961 fundou sua própria grife e em 1964 lançou uma coleção que sacudiu o mundo fashion: a icônica Space Age!
Com saias uns bons centímetros acima do joelho, uso de prata e branco, vinil, botinhas lunares e chapéus em formato de capacete, Courrèges trouxe diversão à moda com suas criações futuristas, mas ao mesmo tempo muito equilibradas, mérito de suas linhas geométricas e o gosto por linhas limpas.
As “botinhas Courrèges”, brancas ou metalizadas, viraram símbolo da juventude da época, assim como suas “meninas lunares”!
O designer imaginava uma mulher dos anos 2000 ao desenhar (era o futuro para a década de 60! hehe), e não é que suas criações seguem superatuais? Principalmente falando nas listras, muito frequentes em suas peças, fora que Courrèges já trabalhava com a ideia de androginia desde lá, muito antes dela virar tema tão forte da moda nos dias de hoje.
![courreges1](https://garotasestupidas.com/wp-content/uploads/2016/01/courreges1.jpg)
Musas (e fãs) de Courrèges: Audrey Hepburn e Catherine Deneuve
André Courrèges já estava aposentado da indústria da moda desde os anos 1990, quando a maison que leva seu nome foi vendida e ele passou a se dedicar às artes plásticas. Atualmente a grife está sob o comando criativo de Sebastien Meyer e Arnaud Vaillant e só por esses cliques abaixo da última coleção desfilada em Paris em outubro de 2015 dá pra ver que não perdeu a veia futurista com essas jaquetinhas muito desejáveis!
Amo mergulhar na história da moda, encontrar relações incríveis entre tendências do passado e futuro… Estudar é um ótimo exercício para deixar o olhar mais afiado para o que está acontecendo hoje e o que está por vir. E fazendo esse post até deu mais vontade de fazer isso com mais frequência…
- O que acham: gostariam de ver mais conteúdos assim no GE?