Comportamento

Criatividade tem fórmula? Os rituais das mulheres inspiradoras como Clarice Lispector, Joan Didion e Maya Angelou

5 minutos de leitura

Existe um ritual para se manter criativa? De acordo com essas escritoras e artistas, sim. Não estamos falando de coisas mirabolantes, mas de atitudes simples: acordar de madrugada para ver o sol nascer, fazer longas caminhadas e até mesmo tomar café completamente sozinha e em silêncio.

Abaixo, separamos os rituais feitos por mulheres inspiradoras e criativas, responsáveis por grandes obras ao longo da vida. E aí, você tem algum ritual para ativar a criatividade?

Joan Didion, escritora

Ela começava a manhã com uma latinha de Coca-Cola e amêndoas. Escrevia o máximo que podia ao longo do dia. No final, tomava um drink para relaxar e editar. Enquanto estava terminando um romance, Joan costumava dormir no mesmo quarto que o manuscrito. “O livro não te abandona quando você está dormindo perto dele”, dizia a escritora.

Joan é conhecida por obras como “O Ano do Pensamento Mágico” (2005), Noites Azuis (2011) e o seu livro póstumo, “Notes to John”.

Susan Sontag, escritora, cineasta e ativista

Frequentemente escrevia entre “picos de energia” durante 18h ou 20h horas por dia. O seu diário, que foi publicado, continha uma lista de regras que ela fazia para si mesma: acordar às 8h, sem ligação durante a manhã, só poderia sair para almoçar se fosse com o seu editor, ler durante a noite. Ela disse que poderia quebrar apenas duas dessas regras por semana.

Susan Sontag é conhecida pelos livros: “Notes on Camp” (1964), “A Doença como Metáfora” (1978), “AIDS e suas Metáforas” (1989) e “Diante da Dor dos Outros” (2003).

Maya Angelou, poetisa, escritora e ativista

Acordava às 5h30 da manhã e tomava café com o seu marido. Em seguida, trabalhava em um hotel/motel até às 12h30. Se o trabalho desse errado, ficava no local até sentir que estava tudo certo. Logo após, ia para casa, revisava o trabalho, tomava banho e preparava o jantar. Por fim, ela lia o que escreveu ao marido, e pedia para que ele não fizesse comentários.

Maya Angelou escreveu obras como “I Know Why the Caged Bird Sings” (1969), “The Heart of a Woman” (1981), “From a Black Woman to a Black Man” (1995).

USA. 1974. Author and poet Maya Angelou.

 Donna Tartt, escritora e romancista

Escreve pelas três primeiras horas da manhã, normalmente na Biblioteca Pública de Nova York. Encontra descrições para os seus personagens em pedestres. Escreve quase sempre à māo, em um caderno. Usa codificação por cores para revisar seus textos. Se o trabalho estiver dando certo, escreve até se sentir cansada. Caso contrário, pára e vai fazer qualquer outra coisa.

Donna é super conhecida pelo livro “O Pintassilgo”. A obra ganhou o Prémio Pulitzer de Ficção de 2014.

Elsa Schiaparelli, estilista italiana

Acordava às 8h da manhã. Tomava suco de limão e chá no café da manhã, lia o jornal, respondia ligações e cartas. Se o tempo estivesse bom, andava até seu estúdio e trabalhava até às 19h. Ela já disse que a maioria das suas criações aconteciam na sua cabeça enquanto estava andando ou dirigindo.

Georgia O’Keeffe, pintora pioneira do modernismo

Acordava de madrugada, acendia a lareira e assistia ao nascer do sol. Às 7h da manhã, ia até o estúdio, fazia uma refeição leve às 16h30. Terminava o seu dia com uma longa caminhada.

Clarice Lispector, escritora 

Ela acordava entre 4h30 e 5h. Tomava café sozinha, sem nenhuma interferência. Aproveitava a manhã para escrever e fazia isso até às 7h. Apesar disso, tinha o hábito de anotar os seus pensamentos em qualquer horário do dia. “É isso que se chama inspiração”, comentou ela, em entrevista ao programa Panorama.

Clarice escreveu grandes clássicos, entre eles: “A Paixão Segundo G.H” (1963), “Água Viva” (1973), e “A Hora da Estrela” (1977).

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.