Palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2013, febre no Instagram… A selfie parece que não vai sair da nossa timeline tão cedo! Pra sair bem no autorretrato não basta boa luz (natural é a melhor) e filtros: um bom make pode fazer toda a diferença!
Pensando nisso, o Liceu de Maquiagem, misto de escola/salão de beleza co-criado por Vanessa Rozan em 2009, lançou em parceria com a Smashbox o curso Selfie Expert, com dicas de aplicação de make e produtos para fazer a Gisa no Insta!
Nós testamos a aula, e aqui vão as melhores dicas de Vito Mariella e Gisele Magatti, professores do Liceu:
PRIMER
Depois de lavar, tonificar, hidratar e proteger a pele (o protetor solar entra aqui nessa rotina), é hora dele, indispensável para uniformizar a pele e disfarçar linhas finas. A dica é aproveitar as diversas opções no mercado para personalizar o make a partir daí: há produtos com hidratação extra para peles secas, contra vermelhidão, já com iluminador…
“Aplique com as pontas dos dedos, do centro para fora do rosto, mas antes vale dar uma ‘esquentada’ no produto para aderir melhor à pele”, indica Vito. “Esquentar o produto”, no jargão dos maquiadores, significa esfregá-lo na pele antes da aplicação. No caso do primer, esfregue uma mão na outra.
BASE
A base pode ser aplicada tanto com as mãos quanto com o pincel, o importante é que, já que estamos falando de fotos, o produto tenha fórmula que reflita a luz. Procure por “difusores ópticos” na descrição! “E lembre-se: se estiver com o cabelo preso dê uma passada com o pincel de base nas orelhas também!”, recomenda Vito.
Dica extra: para a selfie do tipo “acordei assim”, evite passar a base ou corretivo nas pálpebras: “É uma parte que sempre está naturalmente mais escura, se não estiver, certeza que tem make!”, e aí a hash #nomakeup vai por água abaixo! kkkk
OLHO ESFUMADO
Para um look mais elaborado, o olho esfumado é imbatível – e na foto dá um efeito de profundidade lindo! Se ficar na dúvida na hora de usar seu trio/quarteto/estojo de sombras, vale a regrinha básica: cor mais escura no canto externo do olho, intermediária no meio, a mais clara no cantinho interno.
Comece com um pincel gordinho, mas em formato chato para depositar a sombra mais escura até a metade da pálpebra. “Pegue bastante produto, mas tire o excesso em um papel toalha antes de aplicar para evitar que caiam aqueles pózinhos no rosto”, ensina Vito. “Encline um pouco a cabeça para trás para poder visualizar melhor a pálpebra e vá como que empurrando a sombra com o pincel para depositar a cor. Quando sentir o osso do côncavo, pare”.
Depois, mude para o pincel de esfumar e com movimentos circulares deixe os contornos da sombra mais difusos. “É isso que dá mais profundidade ao olhar, deixa o look mais sofisticado”, comenta Vito. Aplique a cor intermediária no restante da pálpebra e depois novamente capriche com o pincel de esfumar para deixar essa passagem de cores o mais discreta possível.
Finalize marcando um ponto de luz com a sombra mais clara no canto interno do olho e vale usá-la também sob o arco da sobrancelha, para valorizar o olhar.
Dica: se quiser aumentar os olhos aplique o lápis de olho escuro rente aos cílios inferiores e esfume. Se preferir o efeito contrário, passe o lápis na linha d’água. “Se quiser fugir do preto, cores como azul-marinho e violeta ficam mais leves na foto, sem perder o contorno do olho”, indica Vito.
SOBRANCELHA
A dica para aplicar a sombra para marcar a sobrancelha é seguir o sentido de crescimento dos fios. “Ache a cor ideal de sombra com base no seu cabelo. Gosto de seguir com o pincel pela linha superior da sobrancelha, fica mais natural”, conta Vito.
MÁSCARA DE CÍLIOS
Uma boa forma de tirar o melhor do produto é passar o rímel primeiro com o pincel pé (assim você coloca o produto nos cílios) e depois com ele deitado (aí você espalha). Para não borrar ao passar nos cílios inferiores, Gisele dá a dica: “Use o pincel em pé e incline o queixo pra baixo, assim fica um espaço entre os cílios e a pele”, disse.
CORRETIVO
Isso mesmo, ele só veio agora, para iluminar e evitar ter que refazer a aplicação caso caia algum pózinho. “Pra foto, o ideal é aplicar só no canto interno da região abaixo dos olhos, onde é mais profundo, porque senão pode ficar claro demais e mostrar acúmulo de produto”, indica Vito.
BLUSH
Para não “parecer chinelada”, nada de puxar o blush em direção às têmporas: “Tire o excesso de produto e com um pincel fofo aplique na maçã do rosto. Quando aparecer a ‘bolinha’ de blush, puxe com o pincel para baixo e em direção à orelha”, indica. Mesmo assim exagerou? Use um pincel “sujo” de base (e não pó) para corrigir.
ILUMINADOR
“É o que dá a impressão de que você gastou 1 milhão de reais com a sua pele”, brinca Vito. Para a foto, aplique apenas sobre o osso da maçã do rosto em direção às têmporas. “Em outros lugares, na foto, pode dar a impressão de que você está suada”.
BATOM
Dica do Vito: fica mais fácil controlar a aplicação do batom com o pincel partindo dos cantos da boca, e não do centro, como é mais comum de se ver.
E O PÓ?
É opcional, pois na foto pode dar aquela aparência pesaaada. Se não consegue abrir mão do produto, aplique apenas na Zona T (testa, nariz e queixo).
SOBRE O CURSO
Selfie Expert
Quando: 07.08 (das 19h às 21h), 16.08 (15h às 17h) e 19.08 (19h às 21h); turmas de 6 pessoas cada
Quanto: R$ 520 (por pessoa)
Onde: Liceu de Maquiagem – Rua Tinhorão, 102
+ LEIA TAMBÉM: Dicas de experts para sair bem na selfie
- Gostaram das dicas, meninas?