Decidir o que vestir nem sempre é uma tarefa fácil. Decidir o que vestir em uma entrevista de emprego pode ser um pesadelo! E se a vaga disputada for na área de moda então? Ui! O que usar? Ousar mais no “fashionismo” ou não? São realmente muitas dúvidas né?
Sei que cada caso é uma situação diferente, mas pra ajudar as meninas que estudam moda e pretendem entrar no mercado em breve, preparei esse mini guia com a opinião de duas estilistas que adoro: Giuliana Romano e Vanessa Montoro! As duas tem estilos totalmente diferentes e comentaram de maneira simples e direta como elas esperam que seu staff se vista em diversos momentos no ambiente de trabalho…
1- O que vestir em uma entrevista de trabalho para a área de moda?
VANESSA – Acredito que numa entrevista para um cargo de moda a regra é a mesma que se aplica a outras empresas, pois a primeira impressão é a que fica, portanto, nada muito fashionista, nem sapatos exagerados, uma roupa casual e neutra como um jeans e um blazer, ou um tricot , sempre caem muito bem e causam boa impressão.
GIULIANA – Uma camisa branca com uma modelagem de caimento perfeito, colete e calca de alfaiataria. Adoro looks boys meet girls. Um belo blazer ,com atenção especial para o caimento nos ombros, também é legal! Lembrar do cinto que dá um acabamento ao look…
2- E no dia a dia do trabalho, quais as roupas bacanas e funcionais que você indica usar?
VANESSA – A pessoa que trabalha com moda tem uma tarefa difícil, que é usar algo bacana, funcional e acima de tudo confortável, pois o corre corre é grande. Por isso, peças chaves são: um jeans flare incrível, que fica bem com t shirts ou camisa; coletes, que estão super em alta e podem ser combinados com produções básicas para um dar um up, e deixar tudo mais moderno( se for de crochet ,melhor ) sapatilhas coloridas dão graça a roupa, saias longas também são ótimas e super confortáveis. Se optar por salto, que seja tipo espadrille que são super confortáveis!
GIULIANA – No dia a dia de um atelier não rola você estar montada, é nos básicos mesmo que deve investir. Pode usar oxford, tênis bacana, bota sem salto, leggings, jeggings …tudo mais casual! Uma bela camisa branca sempre e bem vinda! Caso a pessoa tenha uma reunião externa, pode sofisticar um pouco mais a produção. Lembrando sempre que menos e mais!
3- O que NÃO usar no dia a dia?
VANESSA – Roupas muito justas e curtas ou decotadas.
GIULIANA- Minis, decotão, maquiagem excessiva, perfume forte, saltos muito altos…
4- Como se vestir pra uma festa/lancamento que envolva o trabalho?
VANESSA – Na dúvida, aposte em um vestido neutro, preto, off white, cinza… nada muito curto ou fashion demais. Entre o fashion e o sofisticado, fique com a segunda opção.
GIULIANA – Menos e mais! Invista em um vestido + boa alfaiataria e acessórios pontuais.
5- Até onde a aparência é importante pra quem trabalha com moda? Se a pessoa não for “fashionista”, perde pontos na hora da entrevista?
VANESSA – A boa aparência é importante, pois lidamos com público super antenado! Mas ao mesmo tempo, a pessoa não deve ser muito fashionista, tudo com equilíbrio é mais cool, para não assustar. Cada profissional deve se adequar ao estilo e ambiente em que trabalha. Aqui no ateliê por exemplo, tudo é muito clean, seguimos um linha mais romântica, não posso ter alguém ultra moderno atendendo as minhas clientes, pois esse contraste choca.
GIULIANA – Eu particularmente não gosto de fashion victim, fico muito mais atenta se a pessoa se conhece mesmo, se domina a própria proporção e estética. Isto é o mais importante!
– E aí meninas?! Gostaram? Será que tento fazer de outras profissões?