Quando falamos em uma rotina de skincare, pensamos automaticamente em cremes e séruns para aplicar no rosto. Mas e se a gente te disser que o skincare pode começar na cozinha?
Isso mesmo, uma alimentação balanceada, com tudo o que nosso corpo precisa, ajuda – e muito – a manter a pele saudável. Isso acontece porque a nossa pele responde rapidamente ao que acontece dentro do nosso corpo.
“Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes auxilia na produção de colágeno, no controle da oleosidade, na renovação celular e até no controle de inflamações”, explica a dermatologista Daniela Suzuki.

O que significa ter uma alimentação balanceada?
O equilíbrio está em acrescentar alimentos saudáveis e nutritivos na nossa rotina, como proteínas magras, carboidratos completos – como arroz integral e batata doce -, gorduras boas – como azeite e castanhas -, além de muitas frutas, verduras e legumes. É sobre variedade.
E sim, existem alimentos que podem, de fato, melhorar a nossa pele. Segunda a dermatologista Daniela, eles agem apenas como aliados do skincare. Anota aí:
- Frutas Cítricas [laranja, acerola]: são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que também ajuda na produção de colágeno;
- Peixes [salmão, sardinha, além de chia, linhaça]: são grandes fontes de ômega-3, que possui ação anti-inflamatória;
- Mamão, cenoura, e abóbora: são alimentos ricos em betacaroteno, que ajuda na renovação celular;
- Castanhas, nozes e amêndoas: apresentam na composição grande quantidade de vitamina E, que auxilia no combate ao envelhecimento;
E, claro, não podemos esquecer a água, essencial para manter a pele hidratada e viçosa.
E os doces?
Se você ama doces, talvez esteja pensando que vai precisar parar de comê-los agora. Mas calma: é sobre equilíbrio, lembra? A dermatologista explica que a glicação – processo que acelera o envelhecimento – só acontece em caso de excesso de açúcar.
“Isso não significa que você nunca mais pode comer doces, mas o consumo frequente e exagerado de açúcar – presente em refrigerantes, bolos, doces industrializados – é um dos principais fatores que impactam negativamente a juventude da pele”, explica a médica.
Por fim, atenção: não corte alimentos da noite para o dia e nem tente regras rígidas com metas impossíveis de serem atingidas. Comer bem precisa ser sustentável a longo prazo e, claro, um momento agradável.
“Dietas muito restritivas ou que eliminam grupos alimentares inteiros podem causar deficiências nutricionais, afetando negativamente a pele. O ideal é buscar um caminho equilibrado. Comer bem não é sobre culpa e restrição. e sim sobre consciência e autocuidado”, finaliza Daniela.