Lembro muito bem da época em que fotolog ainda bombava, e eu saia de link em link olhando as fotos do povo e adicionando nos favoritos! Fiz amizade com um monte de gente e até cheguei a conhecer alguns fotologgers na vida real em situações super engraçadas!
Foi numa dessas que conheci pessoalmente Ricardo Brautigam (a.k.a Cadinho) , sócio e diretor criativo da marca de camisetas que virou fenômeno carioca em apenas alguns anos.
Desde o primeiro contato virtual, achei a Ausländer muuuito legal e logo procurei saber mais da marca e onde poderia encontrar aqui em Recife. Aí dia desses trabalhando no SPFW, esbarrei com o próprio Cadinho e bem na cara de pau me apresentei: “Oooi, sou a Camila do Garotas Estúpidas tudo bom?! A gente se conhece de orkut, fotolog e email!” ahahahah
E foi pela internet mesmo (God bless it!!) que fiz uma entrevista bem legal com ele pra vocês conhecerem um pouco mais dessa marca tão bacana e seu criador. Let’s?!
1- Você tem formação em Design. Como começou seu interesse por moda?
Sempre me interessei por moda, quase prestei vestibular para moda na época e cheguei a cursar eletivas de moda na faculdade de design. Comecei fazendo estampas para tshirts e aos poucos fui entrando no mundo da moda.
2- E a Auslander? Como surgiu a idéia e o nome da marca?
Sentia na época uma carência enorme por tshirts aqui no Brazil. Havia uma tendência “brazilian soul” e todas as marcas seguiam essa tendência. As camisas mais legais eram quando viajávamos e trazíamos de fora, sendo assim, vc tinha uma camisa exclusiva, com modelagem, cor, tecido e design diferente do que estava sendo feito aqui no Brasil.
Dai surgiu a idéia e o nome da Ausländer, que significa “estrangeiro/o que vem de fora” em alemão.
3- Tshirt é uma mania mundial e todo mundo usa. Porque você acha que a Auslander se diferenciou tanto das outras marcas quando foi lançada?
Exatamente por não ter seguido essa tendência que vinha dando certo no Brasil e sim uma tendência internacional das grandes metrópoles mundiais.
4- Foi difícil começar? Quais os obstáculos mais encontrados por um estilista/designer em começo de carreira?
Falta de experiência na área administrativa/financeira. Dificuldades em abrir e manter uma empresa, com altas taxas impostos.
5- Como é o seu processo de criação? O que observa e em que se inspira?
Revistas, blogs, internet em geral, viagens, filmes, dia-a-dia, respiro Ausländer 24/7.
6- Porque acha que as camisetas com frases em inglês fazem mais sucesso do que em português?
Acho que a busca pelo inusitado, diferente do que estamos acostumados mesmo. Não acho que a frase necessariamente precisa ser em inglês. Costumamos criar também em espanhol, francês, e até japonês…
7- Em que a formação de designer ajudou (ou atrapalhou) na hora da criação e formatação da Auslander?
A formação de design foi e ainda é funcadamental para a criação e concepção da Ausländer. Na verdade atribuo a minha formação ao bom desempenho da imagem da marca hoje. Desde a metodologia do projeto a busca de um porque em cada passo dado.
8- A moda do RJ é famosa por sua identidade visual super forte: praia, surf, meninas lindas de havaiana, “Osklen” e combinações despretensiosas. Como é a sensação de ter adicionado ao armário carioca um novo hábito -mais moderninho- de se vestir?
Adorei a atribuição de ter adicionado esse hábito ao carioca. Pra falar a verdade acho que ainda é só o começo. Que a moda carioca ainda vai mudar muito. É uma tendência mundial. Basta ver a decadência de lojas tradicionais como GAP e Banana Republic e o surgimentos de novos gigantes como Uniclo, H&M, TopShop, American Apparel, com uma linguagem mais moderninha… Eclectic, Leeloo, Checklists que se cuidem, se não se modernizarem, podem ficar pra trás.
9- Qual a sua camiseta best seller e qual não emplacou como imaginava?
Cada coleção temos algumas best-sellers. As da última coleção foram: “Who the Hell is Maradona”, “Money & Beer & Poker & Cicciolina” e no feminino “Chocolates & Shoes & Diamonds & Jude Law”.
10- Como seleciona as frases que vão estampar suas criações?
Procuro frases que imagino que as pessoas irão se identificar.
11- Quais celebridades, brasileiras e gringas, que você adoraria ver vestindo Auslander?
Felizmente, no Brasil, acho que já vesti todos que gostaria… Luciano Huck, Rodrigo Santoro, Julia Petit, etc… Internacionalmente ainda temos muito a aparecer. Adoraria ver as irmãs Olsen usando e todas as demais estrelas Hollywoodianas…
12- Lembro que te conheci através do Fotolog e notei que você gosta de manter a marca sempre perto das novas mídias (a última coleção teve inspiração em blogs de street fashion). Qual a sua relação com internet e o mundo dos blogs?
Temos uma relação muito grande com a internet (como todas as marcas moderninhas que se prezam). Estamos sempre alimentando Orkut, Fotolog, Facebook, e blogues. Agora que criamos nosso próprio blog, que por sinal eu sou fã (blog.auslander.com.br), estamos dedicando ainda mais tempo a eles… e ainda planejando novos projetos, como AusländerTv (conteúdo de tv para internet) etc…
13- Como foi a experiência de fazer parte do line up do Fashion Rio e desfilar uma coleção completa?!
Foi ótimo. Estávamos super a vontade. Fashion Rio ficou pequeno pra gente, rs… nosso objetivo no futuro é desfilar em Paris, NY, Londres…
14- Como está a questão da exportação? Lembro que no último SPFW você comentou comigo alguma coisa sobre Tokio, acertei?
Damos muito valor a internacionalização da marca. Nosso showroom em Tokyo começøu esse mês, junto com Juliana Jabour e Maria Bonita Extra (que já tem sucesso no Japão). Veremos qual será o resultado.
15- O que você deseja e planeja pra o futuro da marca?
Dominar o Mundo. Hahahahaha…
♣ RAPIDINHAS:
1-Música?
Cut Copy
2- Estilista?
A minha equipe de Estilo: Renata Balbino, Stephanie Wenk e Beatriz Andreazza.
3-Modelo?
No momento sou fã da Sigrid.
4-Bebida?
Sucos
5-Cor?
Roxo
6- Blog?
Blog.auslander.com.br
7-Peça de roupa?
T-Shirt, claro.
8- Destino de viagem?
Europa, SEMPRE.
9- Frase?
Impossible is Nothing – Adidas
10- Brega?
Banda Calypso