Se você está cansada de carregar bolsas por todos os lugares, a moda pensou em uma solução: isso se você se considera o tipo de pessoa prática, que leva apenas o essencial.
Estamos falando do utility belt, uma tendência que teve seu auge por volta de 2018 e vem anunciando o seu retorno desde 2025.

Como surgiu?
O utility belt é inspirado nos cintos funcionais usados em diversas profissões, mas adaptado ao universo da moda. Ele conta com mini bolsos e pequenos compartimentos que permitem carregar itens essenciais, como celular, chaves e carteira, sem a necessidade de uma bolsa.
Claro que não há regras: se quiser, você pode combinar o utility belt com a sua bolsa preferida e sair de casa com ambos.
Na passarela
Em 2018, o utility belt esteve em alta após o desfile da Fendi, onde os modelos usavam o acessório nos mais variados looks. Chamados de belt-bag, esses cintos possuíam dois compartimentos, além de um gancho para prender o que você quisesse.
Já em 2023, foi a vez da Tods trazer a sua versão do utility bag. A marca trouxe um cinto com base mais larga, dois bolsos e um local para pendurar luvas.

Utility belt vs pochete
Talvez você esteja pensando que eles são a mesma coisa. Apesar de similares, eles têm propostas e design diferentes.
Enquanto a pochete é mais discreta, tem entre um e dois compartimentos e pode ser usada na transversal, o utility belt possui vários bolsos, zíperes, fivelas e divisórias, muitas vezes visíveis. Além disso, ele carrega uma estética mais fashionista.

