Beleza

Esse é o guia definitivo para ter um cabelo grande e forte

4 minutos de leitura

Independente da tendência do momento quando o assunto é cabelo, existe uma dúvida que é permanente: como manter os fios longos e, acima de tudo, saudáveis?

Para alguns, essa parece ser uma missão difícil, mas nós te mostramos que alguns hábitos do dia a dia são os grandes responsáveis por fazer isso acontecer. No nosso guia, comentamos o que você pode mudar ainda hoje para trazer força e saúde ao cabelo.

Comece apostando em hábitos saudáveis

O primeiro passo é mudar alguns hábitos do dia a dia que podem fazer muita diferença a longo prazo. “Lavar o cabelo com água morna, fazer um bom enxágue e investir em máscaras de hidratação e reconstrução são passos fundamentais para garantir flexibilidade, densidade e força”, explica o cabeleireiro Romeu Felipe.

Invista em bons produtos

Esse é outro passo super importante. Escolha shampoos que limpam sem agredir para manter o couro cabeludo saudável. Isso porque a oleosidade em excesso, caspa e outras disfunções podem afetar diretamente o crescimento dos fios. Outra dica é umectação semanal com óleo vegetal. “Você pode aplicar à noite e dormir com o produto”, orienta Romeu.

Cortar as pontinhas não é um mito

Esse cuidado evita que o fio afine e quebre. “Muita gente acha que, ao deixar o cabelo crescer sem cortar, vai ganhar comprimento, mas o efeito pode ser o oposto. As pontas danificadas se rompem, e o cabelo não ganha densidade. Cortes periódicos ajudam a manter o fio saudável, encorpado e com um crescimento bonito”, fala Romeu.

Cronograma capilar pode te ajudar

Se você tem dúvidas se o cronograma capilar funciona ou não, aqui vai a resposta: não só funciona, como faz toda a diferença. “O cabelo precisa de equilíbrio entre hidratação, nutrição e reconstrução — só um desses cuidados isolados não garante saúde”, diz o profissional.

Reconstrução: Devolve matéria, proteína e aminoácidos. Em cabelos com tinta ou descoloração, ajuda a manter a cor por mais tempo;

Nutrição e hidratação: São importantes para manter o brilho, a maciez e a umidade natural dos fios;

 Cortar as pontinhas não é um mito

Esse cuidado evita que o fio afine e quebre. “Muita gente acha que, ao deixar o cabelo crescer sem cortar, vai ganhar comprimento — mas o efeito pode ser o oposto. As pontas danificadas se rompem, e o cabelo não ganha densidade. Cortes periódicos ajudam a manter o fio saudável, encorpado e com um crescimento mais bonito”, fala Romeu.

 Os leave-ins e protetores térmicos são indispensáveis

Especialmente para quem usa secador, chapinha ou babyliss: o segredo está na proteção. Aqui, é importante pensar no nosso cabelo da mesma forma que pensamos na nossa pele, já que os fios também precisam de camadas de cuidado. 

“Após lavar com um bom shampoo e tratar com máscara, aplique um óleo nas pontas e nas áreas mais ressecadas. Por cima, entre com o protetor térmico em spray ou leave-in, dependendo da textura do cabelo. Finalize com óleo ou pomada para selar e dar acabamento”

A dica de ouro é paciência

Sim, é clichê falar isso, mas paciência realmente é uma virtude necessária quando o assunto é crescimento e saúde capilar.

Romeu Felipe finaliza: “A principal dica é: não queira fazer tudo de uma vez. Muitas mulheres querem ser loiras, lisas, com cabelo sempre impecável — mas isso exige equilíbrio. Procure sempre um profissional de confiança, que conheça o seu fio e saiba indicar os melhores produtos e procedimentos.”

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.