Comportamento

Estamos perdendo o costume de ficar em silêncio?

3 minutos de leitura

Na rua, vivemos cercados de sons e barulhos, seja das pessoas ou dos carros, motos, ônibus: o que não falta, na cidade, são estímulos por todos os lados. Então, ao entrar em casa, o que você faz antes de começar os deveres diários?

Algumas pessoas podem dizer que aproveitam a calmaria e o silêncio, mas muitas só conseguem começar as tarefas depois de escolherem um vídeo no Youtube ou um bom podcast. Podemos dizer que a sociedade em que vivemos valoriza a informação constante. Se deixamos algo passar, ficamos ansiosos, com aquela sensaçao de ter perdido algo. O famoso FOMO (Fear of Missing Out). Talvez, por esse motivo, somos condicionados a consumir informações até mesmo no tempo livre.

Para além disso, não é de hoje que enfrentar o silêncio e o tédio é algo difícil para os seres humanos. Um dos estudos mais famosos, feito pela revista “Science”, deixou pessoas sozinhas e em silêncio em um quarto por 15 minutos.

O resultado foi: mais de 57% das pessoas acharam difícil se concentrar, e 80% disseram que seus pensamentos vagaram. Cerca da metade achou a experiência desconfortável.

Mas por que o silêncio é tão importante?

De acordo com o artigo “Frontiers in Human Neuroscience”, de 2013, o descanso e o silêncio podem ser a chave para melhorar a nossa criatividade. Isso porque, mesmo quando o cérebro repousa, ele ainda pode processar informações no que os neurocientistas chamam de “espaço de trabalho consciente”. Ou seja, o silêncio seria importante não só para a criatividade, como para a redução do estresse.

É claro que não há problema algum em consumir vídeos no Youtube, podcasts, música, principalmente durante uma tarefa considerada chata. Mas é preciso ficar atento com a frequência: na era das redes sociais, será que não estamos evitando, a todo custo, o silêncio em troca de estarmos sempre conectados?

Então, como apreciar o silêncio?

Nada de se isolar em uma montanha ou abandonar o celular. Que tal ideias mais simples? Se você gosta ou sente curiosidade, pode tentar meditar em silêncio, se concentrando apenas na sua respiração.

Outra ideia é simplesmente experimentar deixar o celular um pouco de lado na hora de fazer as suas atividades de casa, ou criar algumas regras para dosar a quantidade de vídeos e episódios que pode ver no dia. Atitudes simples, mas que podem ajudar, caso essa seja a sua vontade.

E aí, você também sente que não consegue mais apreciar o silêncio?

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.