Estampas de páginas de jornais e revistas não são novidade, a moda sempre gostou desse recurso para dar um toque engraçadinho às suas criações (a coleção de John Galliano para a Dior lá em 2000 + looks de Carrie Bradshaw estão aqui para provar)! Mas na temporada de desfiles que se encerra hoje em Paris elas apareceram tanto (e com motivos que vão além de ser apenas ser um item divertido) que merecem a manchete!
Em NY os jornais deram as caras nos desfiles de Helmut Lang, Assembly e LRS, entre outros. Para a Vogue americana esse foi o modo que os estilistas encontraram para protestar contra os ataques de Donald Trump à imprensa, dando um (bem-vindo) descanso às camisetas com frases de efeito, hit nos desfiles da última temporada.
Na Balenciaga, as camisas e blusas com a estampa de jornal se juntaram a itens como Crocs com plataformas para dar mais leveza à coleção de inspiração um pouco sombria. “Moda é um reflexo do modo como vivemos. Eu queria passar esse sentimento de que algo perigoso vai acontecer”, disse Demna Gvasalia sobre o desfile à Vogue. Bom, se é reflexo de nosso tempo e estamos vivendo justamente esse momento em que recebemos uma avalanche de informação por todos os lados, nada mais representativo, né?
Partindo para um lado mais fun, capas de revistas ajudaram a contar a história de sucesso da Versace em vestidos e macacões extravagantes. O desfile todo foi uma homenagem de Donatella ao irmão Gianni, morto há 20 anos, e as estampas relembraram uma das mais célebres coleções do italiano, Pop-Art, de 1991:
Na Off-White, revistas como People, Time e Life entraram em cena para compor a coleção de Virgil Abloh inspirada na Princesa Diana, um lembrete da obsessão da mídia por Lady Di. As clutches logo viraram candidatas a hit no street style (quer acessório que combine melhor com a “era dos 15 minutos de fama” do que esse com a logomarca das revistas de celebridades?! hehe):
Aliás, antes mesmo de vermos o desfile Bella Hadid já apareceu usando a dela…
…e alguns dias antes Kendall Jenner foi vista com uma clutch vintage que imita uma revista dobrada (mais um item que Carrie já tinha usado em Sex and the City e Rihanna também já tinha apostado há uns bons aninhos). Não dá pra negar que esses acessórios trazem uma ironia divertida no caso delas né? Bella, Kendall, Gigi e cia. são assuntos recorrentes em veículos como esses (e certamente elas não são fãs de todas as matérias que são publicadas neles), mas ao saírem desfilando por aí com o logo da People é quase como se dissessem “tô nem aí…”.
E bom, é aquela coisa: se elas usaram já sabe, o babado da “newswear trend” é forte mesmo! Soma-se a isso o poder do tal “inconsciente coletivo”: curioso ver como cada marca apostou nesse recurso de uma forma coerente com a história que estava sendo contada na passarela, não era a estampa pela estampa simplesmente! Pra ficar de olho!
- E aí, curtiram essa “newswear trend”?