Edie Sedgwick foi uma das superstars de Andy Warhol durante os 60’s, ela era tipo as “it girls” de hj (Lindsay, Paris, Mischa…) mas com um apelo mais artsy. Linda, loira e magéééérima, Edie trabalhava como modelo em NY até conhecer Warhol em 1965 e se tornar sua favorita, trabalhando em vários projetos da Factory (o estúdio de Andy Warhol em NY).
Dai pra fente a vida de Edie começou a ficar cada vez mais louca, frequentando as festas e o cÃrculo de Andy, Sedgwick (que costumava se apresentar como Mrs Warhol) se meteu com drogras (anfetaminas) e agravou os problemas que já tinha (depressão, bulimia e anorexia nervosa).
Em 1966 ela rompeu relções com Andy (por causa de dinheiro e ego e os motivos de sempre), teve um breve romance com Bob Dylan (dizem que ele escreveu algumas músicas do album Blonde on Blonde inpiradas nela) e se afundou ainda mais nas drogas (LSD, heroÃna e barbitúricos).
Com a carreira em decadência Sedgwick resolveu gravar o filme Ciao! Manhatan que foi lançado em 1972. O filme é uma coletânea de imagens meio desconexas, quase uma biografia da vida de Edie. Edie Sedgwick morreu em 1971 logo após o fim das filmagens. Ela, que tinha 28 anos, foi vÃtima de uma overdose de barbitúricos.
Factory Girl, estrelado por Sienna Miller (tão esperando que a carreira da moça decole dps desse) e com a participação MK Olsen (em seu primeiro trabalho sem a irmã), conta a história de Edie e promete já que ela foi uma das maiores e mais interessantes personalidades da cena artÃstica/fashion dos anos 60. O filme tá em fase de pós-produção e já teve seu lançamento adiado 2 vezes. Primeiro ia ser lançado em setembro desse ano dps em dezembro e agora não tem data prevista.
Conhecer a história de Edie Sedgwick e bem legal pra quem se interressa por moda visto que os 60’s já influenciaram um monte gente por aà (milhares de editoriais e capas e até o último SPFW).
Espero que o filme não pule os cinemas e vá direto pro DVD por aqui… (aà em cima Sienna no set de Factory Girl).
_kk de volta ao blog!