Tem coisa mais legal do que ir em feirinhas de rua ou mega mostras de artesanato e ficar hooooras olhando os produtinhos handmade e se encantando com criatividade alheia?
Na internet já existem espaços especializados em reunir esse tipo de produto e que oferecem uma infinidade de opções produzidas em diversas técnicas… de crochê a metal!
Tava dando uma passeada hoje e separei 3 sites bem legais pra mostrar por aqui…
O Etsy já é super conhecido ,e querido, por praticamente toda comunidade “crafteira” do mundo! O site foi lançado em 2005 e vende zilhõõõões de coisinhas feitas a mão, além de materiais lindos pra quem faz craft também.
Mas nenhum dos produtos é produzido por lá, na verdade o site serve de vitrine pra que pequenos “artesãos” possam expor e vender suas criações…e tudo tem que ser handmade!
Acho que o grande atrativo do Etsy ,principalmente em época de recessão, é oferecer produtos super bacanas, exclusivos, baratos e quase sempre produzidos com material natural ou reciclado.
Pra “abrir sua lojinha” por lá, você paga $ 0.20 por produto cadastrado e uma taxa de 3,5% em cima de cada venda…honesto né?
- NO YOUTUBE: www.youtube.com/user/etsy
- NO TWITTER: www.twitter.com/Etsy
- O BLOG DO SITE: www.etsy.com/storque
E como nós nuuuunca ficamos pra trás, já tem versão brasileira ,e igualmente fofa, recém chegada ao mundo virtual. A “Quitanda Online” tem o mesmo propósito do Etsy só que com coisinhas feitas por “mãos brasileiras”!
- Fiz uma mini entrevista com os donos , clica pra ver!
- – De onde veio a idéia pra abrir a Quitanda? Eu e meu cunhado tinhamos uma pequena loja de CD’s na internet. Montar uma loja na época não era uma coisa tão simples. Você tinha que mexer com sistemas complicados e chatos como o osCommerce, sendo que nem utilizávamos tudo o que ele tinha para oferecer. Alternativas mais simples mas igualmente robustas e confiáveis não existiam. Foi aí que surgiu o desejo de criar algo para suprir esta necessidade. Na Quitanda nós oferecemos a plataforma para que isto aconteça. Você cria a sua loja, constrói a sua marca, sua identidade, sem deixar de lado o caráter social que a Quitanda também oferece.
- Teve inspiração de outros sites gringos?
Sim! Nossas principais fontes de inspiração foram os sites Big Cartel e Shopify. Nos inspiramos muito neles de início mas acabamos fazendo muita coisa diferente, da forma como achávamos que poderia ser feito. Depois o Etsy também se tornou uma fonte de inspiração, principalmente em relação à comunidade de usuários que ele possui. Aos poucos vamos melhorando e lapidando mais nosso sistema. Já temos milhares de idéias para serem implementadas na Quitanda! - Há quanto tempo o site existe e quantas lojas já estão inscritas?
A Quitanda existe há 1 mês e 6 dias (foi lançada no dia 06/abril). Durante o primeiro mês, nós fizemos uma fase de testes, onde apenas algumas lojas convidadas por nós estavam por lá. Isso foi necessário para que quando a Quitanda fosse aberta ao público, o sistema já estivesse testado e aprovado. Então, na realidade, a “Quitanda para todos” existe há apenas 6 dias e já temos cerca de 50 lojinhas inscritas! - Que dicas você dá pra que a loja seja um sucesso de vendas?
Acho que o primeiro de tudo é a pessoa cuidar do visual da sua loja. Na Quitanda, ela pode editar totalmente o CSS (visual) para que a loja fique com a sua cara. Mas se ela não tiver conhecimentos nessa área, colocar um banner bonito e uma marca/logotipo já faz muita diferença.
Em segundo lugar, as imagens do produto são importantíssimas! Fotografias mal tiradas, que não mostram o produto por completo, escuras ou desfocadas não chamam a atenção do cliente. O lojista precisa se preocupar em colocar boas imagens dos seus produtos.
E pra finalizar, divulgar! Não adianta sua loja estar linda, mas ninguém conhecer. O lojista pode usar diversas ferramentas e meios na internet hoje em dia pra fazer divulgação da sua loja: flickr, blog pessoal, twitter, facebook, orkut, myspace etc…
- NO TWITTER: www.twitter.com/quitanda
- O BLOG DO SITE: www.aquitanda.com/blog
Ah!! E ainda tem o Elo 7 que também é brasileiro!
Mas eu acho a seleção de marcas de lá meio vovó demais sabe?! Dei uma passeada rápida e não achei nada que me interessasse muito….
- Vocês gostam de comprar craft?! Tem outras sugestões de loja/vendedor online?!