Se você acredita que os jovens nascidos entre a Geração Z ou após essa época consomem apenas o que está na internet, é hora de repensar. Um levantamento da Shopee, a pedido do GLOBO, mostrou que essa realidade é bem diferente e que os jovens estão cada vez mais analógicos.
De acordo com a pesquisa, no último trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior, as buscas por itens relacionados à prática de crochê saltaram 600% no público de até 17 anos.

Rolês artísticos
Outros hobbies também têm atraído essa geração, como cerâmica, que aumentou 270%, enquanto tintas, pincéis e outros itens para pintura subiu 500% entre consumidores adolescentes. Talvez você esteja surpreso, mas isso é algo que será cada vez mais comum.
A Geração Z é a primeira geração considerada 100% digital: eles já cresceram com celulares e uma nova maneira de usar a internet. Isso se torna ainda mais latente nas gerações que vieram depois. Com o crescimento das redes sociais e da internet como um todo, é comum que os mais jovens também busquem refúgios desde cedo.
Mãos ocupadas e mente leve
Esses refúgios acabam sendo, sem dúvidas, longe das telas e focados em atividades criativas, feitas à mão. O crochê, a cerâmica, a pintura: o que tudo isso tem em comum é que precisamos nos concentrar e ficar um longe do celular para executar essas tarefas. A internet pode até entrar como fonte de pesquisa e aprendizado, mas não como protagonista.
É por isso que a mesma pesquisa aponta que a procura por DIY, ou “Do It Yourself”, que significa “Faça Você Mesmo” em português, também cresceu significativamente entre os jovens. A ideia de aprender algo novo, mas que foge das redes, se torna atrativa quando descansa a cabeça e ajuda na rotina de bem-estar.
Os avós são trend
Essas atividades são carinhosamente apelidadas de “hobbies de avós”. Isso porque é algo normalmente não relacionado aos jovens, mas sim às pessoas mais velhas. Mas que tal unir as gerações para fazer crochê e conversar? Ou até mesmo aproveitar uma aula de cerâmica? Com certeza não vai fazer papo e diversão.
