Não é só você! Aqui tem um basicão sobre tudo que você precisa saber sobre ela
Por Nelize Dezzen
Estive em uma imersão de 6 dias no Acre, na terra indígena dos Puyanawas, a convite da Creators Academy, e constatei que não é só você que sabe muito pouco da importância da Amazônia estar de pé.
Eu também cheguei lá cheia de ideias estereotipadas e erradas sobre a floresta e seu povo. Por isso, reuni aqui um basicão de informações para começar a contar sobre a viagem para vocês >>>
- Onde fica a Amazônia
Ela não é só nossa:
- 60% está no Brasil – a maior parte
- 13% no Peru
- Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa tem partes menores da floresta
- É a fauna e flora mais diversa do mundo. Pensou em diversidade? Acrescenta muito mais porque o bioma é impossível de ser mensurado! Já catalogado, temos:
- 40 mil espécies de plantas
- 300 espécies de mamíferos
- 1300 de aves
Ainda, uma parte imensa da Amazônia permanece intacta e jamais foi visitada, para termos noção real desses números, que podem ser maiores!
*de acordo com o ICMbio
3. No Brasil, a Amazônia é território de 620 mil indígenas.
Quilombolas e ribeirinhos completam a população chamada de Povos da Floresta.
*segundo censo IBGE 2022
- Mas nem todos os indígenas são como aprendemos nos livros…
Pode tirar da sua cabeça aquela ideia de indígena intocado, um ser distante. Eles lutam muito para manter suas raízes e culturas próprias, mas dialogam com cidades, podem ser aldeados ou não. Fazem uso de tecnologia, falam português além da língua nativa deles. Alguns têm acesso a políticas públicas, fazem faculdade e recebem visitas.
Os Puyanawas, por exemplo, realizam anualmente o Festival Atsa, com o objetivo de conscientizar os visitantes sobre os seus costumes e sua relação harmoniosa com a natureza. O projeto também é uma ajuda de renda para eles.
3. O apagamento forçado é realidade desde a colonização até os dias de hoje
- Podemos ser a última geração a ver a Amazônia
Desmatamento, mineração ilegal, tráfico humano, de drogas e de animais silvestres são os maiores desafios atuais para manter a floresta de pé.
“A Floresta Amazônica já perdeu cerca de 20% da área original e está prestes a atingir o ponto de desflorestamento irreversível e se tornará uma vegetação rala e esparsa, com baixa diversidade. Não haverá futuro se não aprendermos com os povos das florestas como cuidar do planeta.” Adriano Liziero – Geopanoramas
- “Se a gente não despertar agora, daqui 25 anos teremos um planeta ferrado: muitas doenças, fome, falta de água, uma seca absurdo. As pessoas estarão em uma situação muito difícil. Isso se ainda existirem pessoas.”