Celebridades
Favorito

Giovana Cordeiro em entrevista exclusiva à Garotas Estúpidas

4 minutos de leitura

Em uma tarde de quinta-feira ensolarada, eu em São Paulo, Giovana Cordeiro no Rio conversamos por volta de meia hora ao telefone . Aos 27 anos, a atriz celebra a sua ancestralidade e a rede de apoio da família e amigos. Além de se movimentar em direção ao empoderamento, ao autocuidado e a leveza no dia a dia.  Em uma entrevista exclusiva, Gio reflete sobre sua trajetória, abordando questões de autoestima, saúde mental e amor. Confira abaixo a entrevista completa.

Foto Fernando Mendes

GE: Trabalhar na TV deve mexer bastante com a autoestima. Você já teve momentos em que se enxergava de uma forma negativa?

Giovana: Olha, vou te falar que talvez o momento que eu esteja mais lidando bem com isso seja o atual. A insegurança era algo que me acompanhava demais. Será que vão gostar de mim? Será que vão gostar do meu trabalho? Chegava em casa e ficava remoendo. E percebi que não vale a pena, eu preciso me divertir, sentir prazer. Mas até construir esse pensamento eu cultivei muito as minhas inseguranças, mas sempre numa tentativa também de ultrapassá-las. 

São muitas questões, né? Eu acho que todo mundo, principalmente nós mulheres, esbarramos com essa situação. 

Eu fui entendendo isso na terapia. Também tive que olhar muito pra trás, olhar pra história das mulheres da minha família e das oportunidades que elas também não tiveram, da responsabilidade que eu me colocava de abrir um caminho, abrir uma possibilidade. 

Esses dias uma tia minha me falou: você sabe que você tá realizando coisas por nós todas. “

Foto Fernando Mendes

Você passou pela transição capilar, como foi viver esse momento? 

Por um período da minha vida eu fui muito elogiada por estar com o cabelo alisado. Todas as minhas amigas alisavam o cabelo… então, na época, era uma forma de aceitação social. Eu ia para escola de cabelo liso e ouvia ‘nossa, como você tá linda. O processo da transição [capilar] é difícil por causa dessa pressão estética. A gente fica ouvindo comentários o tempo inteiro, sobre como antes era mais bonito: ‘você fica mais arrumada quando está com o cabelo liso’.

Por muito tempo a gente associou o cabelo cacheado a uma coisa difícil de lidar. Eu lembro quando começou a ter comercial de chapinha na TV, eu e minhas irmãs [cacheadas] queríamos ter uma.”

Mas como figura pública o processo foi mais difícil? 

Eu vivi um processo de compreensão da minha identidade a partir do meu cabelo. E depois de romper esse padrão [do cabelo liso], fazer com que as pessoas à minha volta respeitassem a minha escolha e me incentivassem. Acho que o meu trabalho no Instagram foi muito bom, porque todo mundo começou a entender qual era o meu ponto de vista. Então eu fui poupada de comentários inconvenientes. 

Uma curiosidade é que você namora o ator, Giuliano Laffayette. Como vocês se conheceram?

Eu conheci Giu, enquanto eu fazia outro lado do paraíso. Ele é muito amigo da Bella Piero e eu fazia a novela com ela. No aniversário dela a gente se conheceu e a Bella foi tipo assim: “Vocês tem tudo a ver, vocês vão combinar muito”. E eu: “Tá bom, deixa a gente ver”.

Eu acho muito fofa a relação de vocês! Quais os próximos planos? 

Eu nunca tive um relacionamento tão longo assim, vamos fazer seis anos juntos. E eu tive essa impressão quando eu comecei com ele, me veio do nada aquela conversa de casais apaixonados. Eu falei, cara, eu tenho a impressão de que o nosso namoro vai ser longo. E ele surpreendentemente foi se estendendo assim.. Então, eu tenho ficado cada vez mais orgulhosa de como a gente constroi a nossa relação.

Agora, qual a última música que você escutou no Spotify e qual você dedicaria ao Giuliano?

Liniker! A gente sempre se dedicou a momentos diferentes da vida com alguma música dela. Já foi ‘Calmou’, já foi, ‘Psiu’. A música “Caju”, tem muito a ver com a nossa vida também, dessa coisa de estar distante, de aproveitar o tempo junto e querer alçar voos grandes, tendo uma pessoa ali do lado com quem você possa contar. O Giuliano me chama de caju. Ele fala que eu pareço com um cajuzinho, o doce, sabe? 

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.