Já pensou em dar uma boneca negra de presente para uma criança branca? O livro “Na Minha Pele”, do @olazaroramos, foi um despertar para nossa editora @nelizedezzen:
“Sendo nascida e criada na periferia de SP, penso que já deveria ter uma melhor noção do racismo estrutural que nos cerca, mas após terminar esse livro, senti vergonha. Tantas coisas eu já deveria saber… Mas sem me abater e me colocando sempre no lugar de aprendizado constante, fiquei feliz por ter aprendido muitas coisas com essa leitura.
Um dos pontos que me marcou e fez mudar minha atitude é quando ele fala da falta de referências que as crianças negras enfrentam. O personagem principal, o herói do cinema, o protagonista do livro… “Inundar uma criança com referências positivas sobre seu lugar no mundo para aumentar sua autoestima”, escreve ele.
Ontem assistindo um episódio de “This is Us”, em que os pais brancos adotivos de uma criança negra, se esforçam para mostrar referências negras para o filho, Randall, e lembrei dessa passagem do livro e quis dividir com vocês.
Lázaro conta que dá bonecas negras de presente até para os amigos mais loiros dos filhos. E desde então, eu faço o mesmo. E em uma conversa com o fashion designer Rafa Silvério da @silveriobrand, ele me pontuou: “criar afetividade pelas pessoas pretas desde a infância é um dos caminhos para um futuro com equidade racial”.
Na galeria, colocamos algumas marcas de bonecas negras para quem se animar! E também fica aqui a sugestão de leitura desse livro que é um ensinamento e ainda é leve, apesar de tudo que carrega.
Quem aí já leu? O que achou?