Moda

Low-energy dressing: o look da vez é se esforçar menos

3 minutos de leitura

Silhuetas suaves, cores discretas e looks sem complicação: o minimalismo sempre esteve em cena, mas o ato de se vestir de forma básica, e até com aquele ar de “não me importo”, ganhou uma nova camada.

Estamos falando da tendência low-energy dressing, que reflete muito mais do que uma escolha estética e tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo.

Hailey Bieber (Reprodução: Getty Images)

Vestir para desacelerar 

Enquanto a moda valoriza cada vez mais a criatividade e o gosto pessoal, tendências e microtendências continuam surgindo sem parar nas redes sociais. Esse excesso de estímulos, no entanto, acaba gerando uma sensação de saturação.

Descomplicar a forma de se vestir no dia a dia surge como uma resposta a esse cansaço digital. No fim das contas, é menos sobre estilo e mais sobre usar a simplicidade como uma forma de enfrentar o excesso.

Pelo menos, é o que diz a psicóloga de moda Dion Terrelonge em uma entrevista sobre o assunto para a Bazaar UK.

“Com o ciclo de notícias 24 horas, as redes sociais e nossos celulares sempre ligados, não existe um botão de desligar. É preciso um enorme gasto emocional apenas para processar tudo o que está acontecendo nos âmbitos político, econômico e ambiental — e ainda seguir com a rotina. O low-energy dressing oferece estabilidade”, explica.

O novo desejo é discreto

Além disso, há outro ponto importante: a tendência do “quiet luxury” redefiniu o que hoje consideramos desejável. Se antes as marcas apostavam na logomania em peças e acessórios, há algum tempo já observamos um movimento contrário. Agora, o foco está em peças discretas: menos excesso, mais sutileza.

Tudo isso se relaciona com o fato de estarmos cada vez menos sensíveis ao julgamento externo: seja ao apostar em peças nada convencionais ou ao optar por um visual simples e confortável.

A proposta do low-energy dressing não é apenas performar naturalidade (mesmo quando se gasta horas para ficar pronta), mas abraçar a simplicidade de forma mais genuína. E, claro, antes que você se pergunte: também não se trata de parecer desleixada.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.