Tudo o que Hailey Bieber toca vira tendência e o item da vez é o eye patch. Esse produto nada mais é do que adesivos para a área dos olhos que prometem suavizar inchaço e olheiras, além de hidratar profundamente a pele fina da região, que precisa de uma atenção especial.

Será que eles funcionam mesmo?
Vamos direto ao ponto: eles funcionam, mas pode ser que não da maneira como você espera.
Até o momento, não existem estudos consistentes que comprovem a eficácia a longo prazo dos adesivos para olhos, normalmente feitos de algodão, bio-celulose, hidrogel ou colágeno.
“O uso de máscaras faciais, pads e eye patches podem aumentar a hidratação da pele com boa tolerância, mas com resultados temporários. Contudo, eles ganharam um ar de ‘dia de spa’ e se tornaram muito mais populares depois do K-beauty se tornar referência. É isso que eu gostaria de ver mais: as pessoas olhando com carinho para suas peles. Sempre com orientação, claro, para evitar trends que são deletérias para a saúde cutânea”, diz a dermatologista Cindy Matsumoto.
Os patches não substituem os cremes
Os adesivos para olhos, de acordo com Cindy, trazem um efeito momentâneo. Para cuidar da pele a longo prazo, é preciso manter os cremes. Por isso, um complementa o outro. Outra grande diferença entre os eye patches e os cremes e séruns para olheiras, é que os adesivos não cuidam da parte superior das pálpebras.
“Os patches são ótimos para dar um boost na hidratação. Entretanto, o que trará resultados duradouros é o cuidado diário da pele, com os passos essenciais de limpeza, hidratação e proteção solar e o acompanhamento com o dermatologista para tratar de fato o motivo das olheiras”, explica a dermatologista.

Ingredientes para ficar de olho
Antes de comprar o seu eye patch, fique atento na lista de ingredientes para escolher um que realmente traga benefícios. Eles devem ser embebidos em sérum de ingredientes ativos, como vitamina C, peptídeos e ácido hialurônico.
A maneira de uso do produto, inclusive, depende do ativo escolhido. Caso não seja um ativo fotossensível (como o retinol, por exemplo), o patch pode ser usado tanto de manhã quanto à noite.
Não é essencial, mas pode ser um passo divertido
Os eye patches não são produtos essenciais na rotina de skincare, mas é justo considerá-los um carinho a mais na nossa pele: um passo totalmente opcional.
A dermatologista Cindy nos ensina a sua maneira preferida de utilizar o adesivo, caso você queira testar: “Gosto de pensar nele como uma carta na manga antes de um evento para uma instantânea aparência mais descansada”, finaliza.
A tendência não é de agora
Mesmo que Hailey Bieber tenha deixado esses adesivos ainda mais em alta recentemente, essa trend não é nova.
A Dior também lançou o seu próprio eye patch, que refresca, descongestiona, hidrata e ilumina a área dos olhos, de acordo com a própria marca. Na época em que foi lançado (começo desse ano), esse foi um dos lançamentos mais falados do mundo da beleza.
Desde então, o produto ficou na mira de quem possui marcas de beleza, como Hailey Bieber.