Beleza

O futuro das marcas de beleza está nas mãos de adolescentes de 15 anos?

3 minutos de leitura

Imagine só: você está na Sephora, andando pelos corredores, e uma marca te chama a atenção. Ao procurar mais sobre ela, você descobre que o rosto por trás é de uma adolescente de 15 anos, com milhões de seguidores nas redes sociais. 

Talvez você não se surpreenda muito, já que adolescentes fazendo sucesso na internet não é uma novidade. Mas, claro, quando se trata de uma marca dentro da Sephora, é realmente um movimento curioso de se observar.

Estamos falando da Sincerely Yours, marca da influenciadora Salish Matter (de 15 anos), pensada para cuidar da pele da geração alpha. 

Acredite se quiser, a estreia da marca na Sephora reuniu 80 mil pessoas no American Dream Mall, em Nova Jersey. Uma quantidade que, de acordo com a loja, estava muito além do planejado. Então não tem como negar: a chegada da Sincerely Yours deu uma boa balançada no mercado de beleza.

Isso vai ser cada vez mais comum?

Essa não é a primeira vez que uma adolescente lança uma marca de maquiagem. Millie Bobby Brown anunciou a Florence by Mills em 2019, por exemplo, quando ela tinha a mesma idade de Salish.

Mas é fato: com o aumento do público teen nas redes sociais, além da alta da criação de marcas de beleza comandada por influenciadores, é possível que esse seja um rumo cada vez mais comum para adolescentes.

Sabemos que os adolescentes podem cuidar da pele, mas de maneira moderada: aqui, estamos falando de passos simples, como limpeza, proteção solar e um hidratante sutil. 

Por mais que marcas como a de Millie e de Salish estejam alinhadas com esse propósito, a preocupação está na pressão estética criada em cima desse público, que não deveria estar em contato com essas questões desde tão cedo.

De acordo com a dermatologista Dra. Julia Ocampo, a pressão estética só traz para a adolescência, uma fase já muito intensa, mais um “problema”.

“Há hoje um padrão por vezes inalcançável de uma pele sem qualquer imperfeição e de uma uniformização dos padrões. Todos estamos sujeitos a essas pressões estéticas, mas os adolescentes estão ainda mais justamente porque estão em grande transformação de corpos e identidades, buscando se reconhecer no mundo.”

Isso faz com que adolescentes procurem, cada vez antes, por procedimentos estéticos mais invasivos, sem qualquer necessidade.

“A repetição de imagens “perfeitas” e filtros que simulam modificações faciais acaba criando um padrão inalcançável e, em muitos casos, gerando a sensação de que é preciso alterar o próprio rosto para se encaixar”, fala Julia Ocampo.

De um adolescente para outro

Por trás de marcas “criadas” por adolescentes, tem sempre uma equipe de adultos gerenciando cada detalhe. Assim, as fórmulas são pensadas justamente para esse público, fazendo com que o produto se torne mais seguro, além de gerar identificação.

Apesar desses pontos positivos que citamos, é necessário que os pais se atentem bastante aos produtos de beleza que os filhos estão usando no rosto, desde skincare até mesmo maquiagem.

E, antes de tudo, o adolescente precisa ser adolescente, sem as preocupações que assolam a vida adulta posteriormente.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.