Recentemente, Jenna Ortega revelou que nunca fez procedimentos estéticos. Mas o que chamou mesmo a atenção do público foi que a atriz, conhecida por interpretar Wandinha, comentou que não pretende fazer nem mesmo quando for mais velha.
“Quero seguir a ordem da natureza. Sou curiosa para saber como vou envelhecer, quero ver como meu rosto vai ficar”, disse, em conversa com Marie Claire Brasil.

Não existe fonte da juventude
A fala de Jenna, que tem apenas 22 anos, repercutiu nas redes sociais. Entre comentários sobre a beleza da atriz, discursos maldosos (e que questionavam a sua escolha) surgiram de todos os lados. “Fala isso até a cara começar a murchar e os trabalhos minguarem”, “Salvem isso porque, depois de alguns anos, vai virar meme”, “Duvido muito que, no futuro, ela não apareça cheia de botox.”
Sempre seremos julgadadas
Quando uma mulher aparece na mídia após qualquer procedimento estético, existe uma curiosidade gigantesca de saber o que foi feito. E, claro, as críticas sempre aparecem. Muitos falam que “com tantos procedimentos, é fácil ficar bonita” ou “desse jeito, até eu”.
Isso aconteceu bastante em casos como o de Lindsay Lohan, Kylie Jenner, Kris Jenner e, no Brasil, Anitta.
Não existe fonte da juventude
A busca pela perfeição é um dos temas mais debatidos atualmente. Aqui, vamos citar novamente “A Substância”, que traz à tona diversos assuntos, sendo a “luta” por uma versão cada vez mais jovem e impecável de si mesma o principal deles.
Com isso, até esquecemos que não existe um passe de mágica capaz de nos deixar jovens para sempre. Isso se torna ainda mais latente se você é uma mulher que depende da sua própria imagem para trabalhar, como atrizes, modelos, cantoras, influenciadoras.
A fala de Jenna surpreende por que, em um momento onde fazer procedimentos estéticos se tornou tão comum, soa até mesmo estranho ouvir de uma mulher que está na mídia um discurso que foge desse padrão.
Com isso, ela acaba sendo interpretada como “confiante demais”, o que também desperta comentários negativos. Seja confiança para se submeter a um procedimento estético, ou para entender que esse não é seu desejo, as críticas estão ali, sempre muito bem expostas.
Nós não podemos mudar de ideia?
Grande parte das críticas estavam relacionadas ao fato de Jenna ser uma mulher muito nova. Ou seja: esse é um discurso de uma pessoa jovem e, por isso, tal posicionamento pode mudar. E, de fato, pode. Mas qual é o verdadeiro problema?
É comum mudar discursos e pensamentos conforme envelhecemos e, em especial, enquanto amadurecemos. Isso, nem de longe, é algo que pode ser considerado negativo.
Além disso, o pensamento de que “caso uma mulher não faça procedimentos estéticos, os trabalhos vão desaparecer” fala muito mais sobre os problemas da nossa sociedade atual em relação às mulheres, do que o dever de nos submetermos a algo que não queremos. Os procedimentos estéticos devem ser uma escolha exclusivamente nossa.
Envelhecer é parte do processo de qualquer ser humano. Quando uma mulher escolhe não fazer procedimentos estéticos, essa é uma opção pessoal e só dela, que não deveria ser tão polêmica como parece. O mesmo vale para as que escolhem fazer. Nem todas as mulheres farão as mesmas escolhas, e tudo bem.