Já pensou viver cada momento consciente de suas emoções, pensamentos e sensações, mesmo as negativas, aceitando como são, sem pressa para mudar ou ignorar?
O Mindfulness é uma prática de atenção plena que nos convida a estar totalmente presentes, a observar o que acontece ao nosso redor e dentro de nós com atenção e sem julgamentos. A simplicidade do exercício (focar a consciência no momento presente, enquanto reconhece e aceita os próprios sentimentos, pensamentos e sensações corporais), pode ser feita em qualquer posição ou até mesmo fazendo atividades do dia a dia.
Para entender melhor sobre a prática e como aplicar no nosso dia a dia, conversamos com a psicóloga Tais Azevedo, diretora da Associação Brasileira de Terapia Comportamental Dialética.
Componentes do mindfulness
Observar > Descrever > Participar
Mindfulness x Meditação
Para a psicóloga Tais, não existe um melhor do que o outro, mas diferente de algumas meditações que focam em esvaziar a mente, o mindfulness pede para você se concentrar em tudo o que está acontecendo e focar a atenção naquilo que precisa.
Aceite a distração
Quando em Mindfulness, as distrações serão bem-vindas, afinal você não vai esvaziar a mente, mas estará aberto para observar as coisas como elas são. Barulhos, pensamentos e emoções farão parte, mas o foco é sempre voltar para o momento presente.
Buscando o equilíbrio
Para a psicóloga estadunidense Marsha M. Linehan, o mindfulness ajuda a equilibrar a nossa mente, fazendo com que a mente sábia encontre um equilíbrio entre a mente emocional e racional. Mente sábia é a capacidade de encontrar, dentro de si, a sabedoria inerente que cada pessoa tem em seu interior.
Explicando melhor
- A mente emocional refere-se ao modo de ação impulsiva, dirigida pelo o que sentimos. É genuína e intuitiva, mas instável e imprevisível.
- A mente racional seria o modo de funcionar sob controle do pensamento lógico. Garante a racionalidade, mas tem a desvantagem de ser frio, calculista e alienado.
- A mente sábia refere-se à sabedoria profunda que a pessoa tem, o que sente estar certo. É direcionada pelos valores profundos da pessoa e a visão ampla que constrói de sua existência.
Considere que muitas das atividades que você faz todos os dias podem se tornar atividades conscientes apenas desacelerando e trazendo um foco para elas: tomar banho, escovar os dentes, fazer uma refeição, se vestir, arrumar o cabelo, dar uma caminhada.
E o que a gente aprende?
Não julgar | Estar atenta | Agir de forma efetiva