Dando continuidade a nossa tag “peça curinga”, hoje o assunto em pauta serão os blazers, peça essa que faz toda a diferença em um look e deixa qualquer homem com um ar mais elegante e alinhado. Mas antes de mostrarmos como eles podem ser usados, dicas de looks e etc, vamos conhecer um pouco mais sobre o “blazer” em si! Suas variações, modelos e detalhes, para não ter risco de errar na hora de usar nas mais diversas ocasiões.
- O primeiro passo é: Você sabe a diferença do blazer e paletó?
Então vamos lá! O paletó nada mais é que uma parte integrante do terno, aquela peça que vem sempre acompanhada da calça, com o mesmo tecido e cor. Já o blazer é uma peça menos formal e vendida avulsa para ser usada com diversos tipos de calças e até mesmo shorts, aí vai do seu gosto e senso de estilo.
- O que quer dizer e qual a diferença de blazer “italiano, inglês e americano”?
Os blazers possuem algumas variações no seu estilo, corte e shape. Esses nomes nada mais são do que a variação de um modelo para o outro, sendo eles: (1) Americano: é o blazer que tem um pouco de enchimento acompanhando a curvatura do corpo e não tem a cintura marcada. Ou seja, é reta. (2) Italiano: tem ombros estendidos, bem marcados e o seu corte vai se estreitando em direção ao quadril, como uma pirâmide invertida. E o (3) Inglês: tem ombros bem estruturados e ligeiramente empinados. Seu corte é bem acinturado e tem a lapela pontuda (ou também como é conhecido tem a lapela peaked).
- E por fim, vamos conhecer alguns estilos de blazers!
Hoje existem inúmeros modelos e diferentes tipos de blazers, mas vamos falar de quatro estilos que são muito interessantes e podem te ajudar bastante na hora de criar aquela identidade visual que você deseja:
- Estilo debrum: É o que tem uma espécie de contorno de outra cor do tecido do blazer em volta da sua lapela e dos bolsos. Meu favorito, é um detalhe que dá um ar muito mais moderno e ,se usado corretamente, pode ser a peça chave para quem busca um estilo mais navy.
- Estilo college: Tem um bordado nos bolsos e alguns mais moderninhos são até de moletom, fazendo alusão aos uniformes das escolas inglesas. Ótimo para quem busca um look preppy.
- Estilo vintage: Um único detalhe que faz toda a diferença: o protetor de cotovelo que tem todo um charme retrô para o inverno! Pra quem busca um visual meio detetive, clássico e logicamente vintage.
- Estilo militar: Tipo uma jaqueta ou casaco com o tal martingales (aquela tira de pano) preso nos ombros por botões e com bolsos mais estilizados (diferentes mesmo). O mais difícil de usar!
Agora que você não tem mais nenhuma dúvida sobre as estruturas e alguns estilos de blazers, no próximo post mostrarei dicas de looks com a peça para algumas ocasiões. Espero que tenham gostado, comentem!