Beleza Padrão Tendências
Favorito

Perfumes árabes: por que a tendência veio para ficar?

5 minutos de leitura

Não dá para negar: o TikTok criou uma nova maneira de consumir moda e beleza. A rede social é fluida, rápida e cheia de conteúdos que viralizam e se tornam, em questão de minutos, uma grande tendência, seja um produto, peça de roupa ou um estilo de vida. E, no meio de tantas discussões, com a mesma velocidade que uma tendência aparece, ela pode desaparecer. Apesar disso, há exceções, e uma delas é o nicho de perfumes árabes, que veio para ficar.

Prova disso foi a chegada da Kayali ao Brasil em abril deste ano. A marca, que vende com exclusividade na Sephora,  se inspira nas tradições da perfumaria árabe e foi fundada por Mona Kattan, uma das maiores colecionadoras de fragrância do mundo.

De acordo com o perfumista Fábio Navarro, existe uma explicação para que esse mercado tenha conquistado um espaço tão duradouro no Brasil. “Os perfumes Árabes oferecem algo que não vemos na perfumaria há muito tempo: alta qualidade e, normalmente, preço econômico. Assim, as pessoas conseguem comprar e experimentar mais. E, no nosso país, o segundo maior mercado de perfumaria do mundo, isso é muito importante. Em países do exterior, no entanto, essa já é uma tendência antiga e os perfumes árabes estão em alta há pelo menos cinco anos, e é claro que isso influencia.”

Perfume árabe faz sucesso nas redes sociais

Ligia Simões, perfumista, completa: “No Brasil, onde o olfato é uma extensão da personalidade, os perfumes árabes encontraram solo fértil. O boom é reflexo de um desejo coletivo por fragrâncias com mais profundidade e poder. E, por aqui, é uma jornada que ainda está só começando.”

+ Moda: Sasha Meneghel revela seu acessório indispensável: “Os óculos são a cerejinha do bolo”

Mas, afinal, o que tem de tão diferente nos perfumes árabes?

Tudo começa na escolha das matérias-primas. “Os perfumes árabes são bem marcantes, isso porque possuem uma maior concentração de fragrância. Alguns deles também não têm álcool, e são feitos com base de óleo, o que deixa a fragrância mais concentrada. Os ingredientes também se destacam por serem bem diferenciados, como oud, rosas, olíbano (ou frankincense), que é uma resina muito utilizada na fabricação de incensos, e açafrão”, explica Fábio.

Quando o assunto é família olfativa, os perfumes árabes normalmente estão entre os amadeirados, especiados ou ambarados. Tudo o que é intenso tem conexão com esse nicho. Essa potência faz com que a fragrância dure mais. “São perfumes que não se diluem no tempo: ficam, provocam e encantam”, diz Ligia.

+ Beleza: Descobrimos o batom usado por Lady Gaga em Copacabana

Existe uma maneira ideal de aplicar perfumes intensos?

Perfume é, da mesma forma que moda e beleza, uma maneira de expressar a personalidade de cada um. Assim, a maneira de aplicação – deixando a fragrância mais intensa ou suave – é pessoal. Apesar disso, algumas dicas podem te ajudar na forma da aplicação do perfume para que ele tenha o efeito desejado.

Segundo Ligia, perfumes intensos brilham mais em eventos noturnos e também em dias frios. “Isso não significa que, com adaptação, eles não possam ser usados em clima tropical: com versões mais leves ou doses mais sutis. Perfume é expressão, e essa escolha também deve ter alma.”

Caso você não queira o perfume como um grande protagonista, opte por doses mais sutis do produto. Agora, se preferir exalar toda a intensidade que ele possui, aplique nos pontos mais quentes da nossa pele. Ligia orienta: “Aplicar nos pontos certos — como pulsos, nuca ou dobra dos cotovelos — garante presença sem excesso. É um ritual sensorial.”

Para um cheiro único, aposte em sobreposições

Fabio Navarro explica que o layering, ato de sobrepor fragrâncias, é o jeito “árabe de se perfumar”. Além de uma fragrância mais duradoura na pele, isso permite que você crie uma fragrância personalizada. Mas como fazer combinações sem erro?

Assim como falamos anteriormente, não há uma regra, já que perfume é algo pessoal. Por isso, criar uma combinação que te agrade é, antes de tudo, um verdadeiro teste. “Mas, uma maneira de evitar chegar em uma fragrância que você não gosta é escolher perfumes que estão dentro de uma mesma família olfativa. Se você ama fragrâncias amadeiradas e quer passar essa assinatura olfativa, misture perfumes amadeirados. Mas, se a ideia é trazer um equilíbrio maior, tente combinar um perfume amadeirado com um cítrico. É uma alquimia”, finaliza.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.