Estilo de vida

Conheça Rosa Montero, escritora mais comentada da FLIP

3 minutos de leitura

Um dos principais nomes da literatura espanhola contemporânea, Rosa Montero visitou o Brasil para participar da Flip 2025, que aconteceu em Paraty. Conhecida por livros como “O Perigo de Estar Lúcida” e “Boa Sorte”, a escritora, de 74 anos, encarou filas de autógrafo que ultrapassaram 4 horas de espera.

Se você ainda não conhecia Rosa, chegou a hora de conhecer. Mas por onde começar a ler as obras da escritora? No GE Desconecta de hoje, trazemos as nossas indicações para você conhecê-la. Apesar da ordem, é importante dizer que todos os livros da escritora são uma experiência única e você pode começar por aquele que mais se identifica.

 A Ridícula Ideia de Nunca Mais Te Ver (2019)

Um dos livros mais aclamados de Rosa Montero é também a nossa primeira sugestão de leitura. É um livro denso, que aborda temas como o luto e o quão absurda é essa ideia de que, de repente, nunca mais vamos ver aquela pessoa que tanto amamos. 

Rosa, que passou pelo luto com a perda do seu marido, fala sobre esse assunto após ler o diário de Marie Curie durante o primeiro ano da perda de seu amor, Pierre. A partir daí, ficamos em contato tanto com a vida extraordinária de Curie, como com as lembranças pessoais da escritora. É um livro que mexe com as emoções de quem lê!

O Perigo de Estar Lúcida (2023)

Aqui, a autora investiga a tênue fronteira entre criatividade e loucura com base na leitura de livros de psicologia, memórias de grandes escritores, pensadores e artistas e, claro, a sua própria experiência com o tema.

Ao longo de todo o livro, Rosa expõe as próprias vulnerabilidades e medos, além de mostrar curiosidade de como nosso cérebro funciona na hora de criar. O resultado é uma obra que aborda arte e condição humana de um jeito único.

A Louca da Casa (2024)

Essa obra é perfeita para quem gosta de saber mais sobre o autor. Aqui, no entanto, isso é feito com muita originalidade.

 “A Louca da Casa” é o livro mais pessoal de Rosa Montero, onde ela fala sobre criação artística ao mesmo tempo em que revela recordações secretas. Muitas vezes, narradas de maneiras diferentes, como se estivesse brincando com quem lê e deixando claro que a nossa memória nem sempre é confiável. É uma leitura fluida e instigante.

Nós, Mulheres (2020)

Rosa Montero celebra a vida e a resistência de mulheres em um livro que relembra a vida daquelas que foram extremamente importantes para a história, mas nem sempre são valorizadas ou, até mesmo, lembradas. 

Por mais que grandes nomes, como Agatha Christie, Simone de Beauvoir e Frida Kahlo, estejam na lista, é muito interessante conhecer mulheres que pouco ouvimos sobre. Um bom exemplo é Mary Anning, primeira paleontóloga da história, que não tem seus feitos bem difundidos.

A Boa Sorte (2023)

Um arquiteto de sucesso abandona tudo para viver em uma cidadezinha no interior da Espanha. Lá, ele conhece uma mulher de origem romena que, apesar das tragédias, acredita na sorte e ajuda Pablo a se reerguer.

Nesse romance, Rosa mostra que sempre é possível reinventar a vida e ainda aborda temas mais sensíveis, como culpa, segredos familiares e tudo aquilo que nos faz humanos.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.