Eu nunca tinha vindo ao Chile antes. Na verdade, já fazia um tempo que eu não tirava férias (quase dois anos!) e decidi que queria descansar um pouco antes de voltar à rotina de trabalhos. Muitos amigos meus já tinham vindo ao Chile antes, então tive boas referências e achei que era o momento certo de conhecer um pouco mais sobre a cultura do nosso vizinho, haha.
Separei aqui para vocês algumas dicas de restaurantes, museus, passeios e locais para quem quiser visitar. A minha viagem foi muito para conhecer um pouco de toda essa experiência que o Chile pode proporcionar, então cada dia foi uma proposta completamente diferente da outra. É incrível a diversidade que o país oferece, indo desde a neve até o deserto.
SANTIAGO
A cidade é incrível e traz um ar mais moderno dos chilenos. Eu fiz passeio de teleférico, fui ao Sky Costanera e vi um lindo pôr do sol no Cerco Santa Lúcia.
Sky Costanera: Cerca de R$ 86
VALE NEVADO
A segunda parada foi Vale Nevado, que eu super recomendo para quem gosta de esportes na neve e de se aventurar. Esse foi um passeio que rendeu mais risadas do que aventura para mim, haha. Foi ali que descobri que não nasci para esquiar, mas há vários instrutores que podem ajudar e são momentos assim que fazem a viagem mais legal, né? Então a gente sacode a neve e tenta de novo!
“Foi ali que descobri que não nasci para esquiar, mas há vários instrutores que podem ajudar. Então a gente sacode a neve e tenta de novo!”
VINHEDOS e RESTAURANTES
Quem gosta de vinho chileno TEM QUE passar pela vinícola Emiliana (que são ótimos vinhos orgânicos) e Bodegas Re. No friozinho que faz, um vinho é a pedida perfeita para finalizar o dia.
Agora, a comida chilena é muito gostosa. Eu recomendo os restaurantes Mestizos, Como Água Para Chocolate e Casa Del Bosque.
ISLA NEGRA e VALPARAÍSO
Passei por esses dois lugares para conhecer um pouco mais da cultura local. Em Isla Negra fui ao Museu Pablo Neruda, que foi um poeta extremamente importante para a cultura chilena e toda a língua castelhana. Ali dá para perceber como ele influenciou na sociedade culturalmente; eu já era fã, mas fiquei ainda mais depois desse passeio.
Já em Valparaíso é uma viagem mais divertida e moderna, além de ser muito colorida, haha. A cidade é a terceira mais populosa do Chile, então se você está a fim de conhecer mais a fundo a cultura deles, é uma ótima pedida!
ATACAMA
A viagem para o Atacama é uma proposta totalmente diferente e tem várias pessoas que vem para o Chile para fazer só esse lindo deserto. É um passeio mais roots, com paisagens lindas e uma energização muito forte. Eu com certeza quero voltar de novo para ir aos passeios que não consegui nessas duas semanas.
Por aqui, passei pelo Vale de La Luna, Geisers Del Tito, Laguna Chexa, Pietras e Micanti… É um roteiro mais contemplativo, eu amei!
Opções de hospedagem:
Chile Hotel Neruda (próximo a metrô, em Providência)
Atacama Hostal Loma Sanchez (a rua caracoles , central)