Futurista, ousada, expressiva. Não é tarefa fácil falar sobre o estilo de Lady Gaga, sempre marcado por transformações que variam de acordo com suas eras musicais. Desde 2008, ano em que lançou seu primeiro single, “Just Dance”, ela ficou conhecida pelo visual marcante. Na época, sua maquiagem fora do convencional, assim como o cabelo platinado, faziam dela uma figura visionária no universo da beleza.
Muito mais do que apenas uma produção feita para um clipe, a artista já revelou que a maquiagem foi uma ferramenta que a ajudou a se sentir mais forte e confiante. Em entrevista à Vogue UK, ela comentou que teve contato com a maquiagem ainda na infância, por influência da mãe, e completou: “Quando me tornei musicista, comecei a realmente explorar a arte da maquiagem, e isso levou tudo a um outro nível. Então, eu definitivamente diria que meu amor pela maquiagem tem origem familiar, bem como uma profunda paixão pela autoexpressão e pela arte.”

Por isso, em mais de uma década, o que não faltaram foram produções de Lady Gaga que conquistaram não apenas seus fãs, mas também o universo da beleza — em especial na era “Mayhem”, oitavo álbum de estúdio da artista, que está no Brasil para um dos maiores shows de sua carreira, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Para relembrar e inspirar, separamos algumas tendências da cantora ao longo de seus 17 anos de trajetória.
Cabelo platinado
É impossível pensar em Lady Gaga e não lembrar, imediatamente, do platinado que fez história desde o seu primeiro hit. Na era do álbum “The Fame” (2008), foi esse o visual que mais se destacou. Em “Just Dance”, por exemplo, ela surge com o cabelo claríssimo e bem liso, com franja reta na altura das sobrancelhas. Já em outros clipes, como “Poker Face” e “Paparazzi”, da mesma época, a cor e a franja se mantêm, mas o corte varia entre longo e na altura dos ombros. Para manter as mudanças constantes, a cantora usava perucas loiras, coloridas e com cortes variados, especialmente entre “The Fame” e “The Fame Monster”.

Delineado gráfico
Para trazer criatividade e destaque aos olhos, a cantora aposta em delineados gráficos, que vão desde versões mais simples até estilos com desenhos e traços inusitados, que fogem do considerado tradicional. Esse estilo pode ser visto em clipes como “Judas” (2011) e “Rain On Me” (2020).

Sobrancelhas descoloridas
Lady Gaga apareceu no Grammy 2025 com as sobrancelhas descoloridas, mas se engana quem pensa que essa foi a primeira vez que a artista surgiu com esse visual. Muito antes de o estilo se tornar um hype nas redes sociais em 2022, ela já havia apostado nas sobrancelhas descoloridas diversas vezes, como em “Alejandro”, música lançada em 2010, e em fotos postadas por ela em 2013, 2020 e também em 2022 nas redes sociais.

Pele de porcelana
Os olhos e lábios marcantes chamam atenção, mas é preciso falar também sobre a pele da cantora, que já virou assunto no mundo da beleza. Maquiadores de celebridades, como Sarah Tanno, declararam que Lady Gaga tem “a pele mais incrível do mercado”.
Em todas as produções que realiza, é notável que a cantora prefere uma pele sem brilho, com produtos que variam entre o acabamento matte e soft matte. Além disso, ela evita deixar manchas e olheiras aparentes: a sensação que fica é a de uma pele de porcelana.

Lábios brilhantes
Lady Gaga sempre foi fã de brilho nos lábios, seja glossy ou metálico. Na contramão dos batons matte, não é incomum vê-la com a boca metálica em tons inusitados — como azul e prata — e também com gloss, que entrega cor além de brilho. Aqui, vale lembrar que sua paixão por esse estilo foi levada para sua marca de beleza, a Haus Labs, que lançou, em 2022, um batom com efeito glossy que não transfere, chamado Atomic Shake Lip Lacquer.


Hime Cut
No Grammy 2025, o Hime Cut de Lady Gaga se tornou um dos cabelos mais comentados do evento (além dela, Miley Cyrus também apostou no mesmo estilo). O corte consiste em duas mechas mais curtas da orelha para frente, enquanto o restante mantém o comprimento longo.
O corte Hime tem origem japonesa e teria sido usado pela primeira vez no período Heian (entre 794 e 1184). Ele celebrava a fase adulta de uma mulher, aos 20 anos, e era feito durante a cerimônia Binsogi, na qual os fios em volta das orelhas eram cortados.
