E chegou a hora da nossa tradicional Retrospectiva GE!! Amoooo pensar nesse post, passo o ano todo fazendo “notas mentais” tipo “ah, isso aqui vai ser destaque da retrô do blog certeza”! kkkk
Vem saber então tudo o que (na minha opinião) deu o que falar na moda, beleza, universo pop, bafos e mais:
1. IT GIRL – Bruna Marquezine: em 2017 não teve um passo dela que não rendesse uma chuva de likes e comentários! Foi uma delícia ver como a atriz se divertiu com a moda, experimentou tendências (até mesmo as mais polêmicas, como meia + sandália e os tais oclinhos!) e mostrou que tudo bem não sair por aí com o look que esperam da gente. Bruna foi sem dúvidas foi nosso radar fashion em 2017 (resultado também da parceria com a stylist Patricia Zuffa), e já ficamos ansiosos para ver como ela vai desenvolver seu estilo em 2018! Fora isso, ela segue sucesso absoluto na publicidade e também já começará o ano arrasando na TV com a vilã Catarina de Deus Salve o Rei – não duvido nada ela acabar levando essa categoria aqui na nossa Retrô do ano que vem também! kkkk
2. MAKE
– O LOOK: depois de um bom tempo com batons vermelhos, azuis e pretos em destaque a boca nude (ou mesmo o “cor de boca”) voltou a dominar a maquiagem! Claro, a boca vermelha jamais perderá seu poder, mas de modo geral está rolando um desejo por um visual mais leve, fresh, e os tons mais naturais surgem como favoritos nesse cenário! (a listinha com os makes mais pinados do ano comprova isso também!)
– PRODUTO: o tema contorno já está em alta na maquiagem há tempos, mas esse ano ele ganhou um upgrade com uma enorme quantidade de marcas apostando nos sticks! Talvez seja até um efeito do lançamento da KKW Beauty, a marca de maquiagem da Kim Kardashian que começou tendo esse item justamente como foco, fato é que a gente agradece por essa ferramenta que facilita muito a vida! ps.: pode parecer contraditório pensar em um momento de look natural convivendo com o sucesso de um produto de contorno, mas acho que até o modo de usar esse recurso da maquiagem mudou: a ideia é valorizar o que se tem de melhor, e não se transformar!
– MENÇÃO HONROSA: ao lançar sua Fenty Beauty este ano Rihanna não colocou apenas mais uma “marca com nome de famosa” nas lojas, ela também deu um passo e tanto pela diversidade: já nasceu com nada menos que 40 tons de base, a US$ 34 cada, que se esgotaram rapidamente e mostraram como faltava algo assim no mercado. “A Fenty Beauty foi criada para todos: mulheres de todas cores, personalidades, atitudes, culturas e raças. Eu queria que todos se sentissem incluídos, essa é a real razão pela qual criei essa linha”, disse a cantora. A marca também já emplacou iluminadores com um brilho poderoso e não deve parar por aí!
3. CABELO
– PARA AS FAMOSAS: o cabelão à lá Cher (mas pode “agradecer” Kim Kardashian por esse revival) foi a grande aposta entre elas este ano! Praticamente toda celeb que curte um visual fashionista usou as looooongas extensões em algum momento!
– PARA TODAS: quem não tem assim esse apelo mais extravagante no look não teve dúvidas! Passou a tesoura e ficou com o corte lob, esse comprimento nos ombros super democrático e que fica especialmente mais cool com esse styling de “ondas desmaiadas” como usam Olivia Palermo e Selena Gomez!
4. ACESSÓRIO – Oclinhos polêmico: fazia tempo que um tipo específico de óculos não fazia tanto sucesso! Mas o modelo fininho, geralmente em shape cat eye, foi das Kardashian-Jenner e Hadids para o mundo, dominando os perfis mais estilosos do Instagram!
5. SAPATO – Mules: com ou (principalmente) sem salto, o modelo de início polêmico se tornou “a” aposta para um look confortável e fashion ao mesmo tempo! Deixa o look mais cool na hora, depois de ter o primeiro a vontade é só viver usando eles! kkk
6. IT BAG – Pochete: mais um desses itens que voltaram do limbo fashion para nos assombrar: que atire a primeira pedra quem não torceu o nariz no começo, mas depois amou odiar (e usar)! Tanto que se no começo era até um pouco difícil de encontrar modelos bacanas, logo as fast fashion passaram a apostar, sem falar a presença que o item teve nas passarelas de marcas como Gucci e Marc Jacobs!
7. MELHOR TENDÊNCIA – Top faixa: sucesso da moda sporty + revival da década de 90 (e toda a logomania do underwear da Calvin Klein) + o “aval” da Dior: com essa equação era quase impossível que essa peça não se tornasse hit! Os tops faixa viraram tipo uniforme das it girls mundo afora, de looks de academia a produções de festa (geralmente combinados com peças transparentes), é um “pedacinho de pano” tão simples, mas talvez justamente esteja aí mais um impulsionador de seu sucesso: visualmente não cansa tanto quanto uma estampa, sem falar que é um item relativamente fácil de achar!
8. PIOR TREND – bermudinhas Yeezy style: quando a gente vê Kim Kardashian & cia. usando as criações “desbotadas” do Kanye West a vontade é dizer: apenas pare! kkk
9. COR – Rosa millennial: derivado do rosa quartz (a cor do ano da Pantone em 2016), o tom de rosa-claro ora um pouco mais vibrante, ora menos, deixou qualquer item de decoração, moda e até de cozinha mais irresistíveis em 2017! Amei o ultra violet, mas vai ser difícil superar! kkk
10. MELHOR MARCA – Dior: com um hit fashionista atrás do outro (slingback shoes, elástico sporty, camisetas feministas, boinas…) 2017 veio para consolidar de vez o sucesso de Maria Grazia Chiuri na maison, que ficou muito mais fresh sob sua direção! Ex-Valentino, Maria fez sua coleção de estreia em setembro de 2016, após a inesperada saída de Raf Simons; unindo o apelo streetwear aos vestidos dos sonhos, suas criações são a melhor combinação entre uma moda prática e o luxo altamente desejável!
11. BORDÃO – “Bem menininha”: estávamos quaaase fechando o ano sem uma dessas frases que pega pra todo mundo quando Ivete Sangalo começou a aparecer “bem menininha” em seus posts no Insta e usando a expressão na TV! kkkk Foi a trans Raphaella Salim que originalmente soltou o bordão: ela, que nasceu no Piauí e vive há 18 anos em Milão, mandou um vídeo para os amigos avisando que passaria o carnaval de 2018 em Salvador e que, como tinha acabado de fazer um procedimento no rosto, estaria “bem menininha”. O registro começou a se espalhar e aí já viu né?! Além de Veveta, Fernanda Souza e Juliana Paes, entre outras celebs, já usaram a expressão!
11. MEME – Gretchen: temos uma lista de memes específicos de 2017 para celebrar, mas no ano em que Katy Perry chamou Gretchen para estrelar o lyric video de Swish Swish não tem como não dar essa categoria para a Rainha Absoluta dos memes! “Ela é incrível. Ela é icônica. Ela é a internet!”, disse a cantora sobre nossa musa dos anos 80 (e de agora!). Sem mais!
12. MELHOR SÉRIE – 13 reasons why: foi bem no comecinho do ano, mas foi intenso: de repente todo mundo só assistia e falava da série da Netflix que conta a trajetória de Hannah Baker, uma adolescente americana que explica em 13 fitas os motivos que a levaram a se suicidar. A produção que tem Selena Gomez como produtora-executiva levantou uma série de discussões sobre bullying, abuso sexual e até mesmo sobre se essa própria história não seria um gatilho para o suicídio – assuntos que, independente da polêmica, precisavam mesmo ser vistos com mais importância!
MENÇÃO HONROSA: vencedora dessa categoria no ano passado, Stranger Things voltou com uma segunda temporada tão cativante quanto a primeira! Impossível não se apaixonar ainda mais por Eleven e o elenco mais fofo ever!
13. MÚSICA – K.O., Pabllo Vittar: “Seu amoooor, me pegoooou….” impossível não cantar e dar aquela soltada no corpo quando começa a tocar! Além de fazer nossa alegria na balada (e em qualquer lugar! haha) o hit da Pabllo foi o passaporte para essa coisa linda de se ver que é a diversidade ganhando voz e visibilidade nas rádios, na TV e até mesmo no palco do Rock in Rio!
14. ARTISTA – Anitta: provavelmente a categoria mais óbvia dessa Retrô, né? Com muita inteligência, trabalho e personalidade em 2017 Anira literalmente conquistou o mundo! Desde setembro o projeto Check Mate nos entregou um hit (& clipe) a cada mês: teve Will I See You, com o produtor americano Poo Bear, Is That for Me, com o DJ sueco Alesso, e Downtown, com o colombiano J Balvin, fechando com Vai Malandra, o funk em parceria com Tropkillaz, Maejor, MC Zaac e o DJ Yuri Martins com direito a vídeo cheio de polêmicas e batida que promete embalar nosso verão – não à toa, rapidinho quebrou diversos recordes)! Isso tudo ainda sem falar em Paradinha, seu primeiro single todo em espanhol, que desde maio não sai da nossa playlist! Vai que o universo é seu, Anitta!!!!
15. BAFO DO ANO – Selena & Justin juntos novamente: de repente Selena e o The Weeknd terminam o namoro, ela então volta a ser vista com Justin Bieber (com quem teve aquele tumultuado romance entre 2010 e 2015) e alguns flagras depois os dois são flagrados se beijando!!! CHOCADAS com esse remember!
– CEGONHA SOLTA: em 2017 algumas das maiores celebridades do mundo anunciaram que estavam aumentando a família – em alguns casos, com direito a GÊMEOS, como Beyoncé e Ivete Sangalo! Nas Kardashian rolou também tipo uma “epidemia”: Kim e Kanye confirmaram que estão à espera do terceiro filho via barriga de aluguel, após meses de mistério Khloe anunciou, muito feliz, que está grávida do namorado, o jogador de basquete Tristan Thompson, e Kylie Jenner, apesar de não se pronunciar sobre se estaria mesmo esperando um filho do namorado, o rapper Travis Scott, estranhamente sumiu das redes sociais e de eventos. 2018 sem dúvidas será cheio de fofurinhas por aí!
16. HOMEM DO ANO – Lázaro Ramos: além de continuar se destacando na TV com Mister Brau e acabar de estrear um programa próprio, Lazinho com Você, nos domingos da Globo, em 2017 Lázaro também se aventurou na literatura com o livro Na Minha Pele, uma reunião de memórias e reflexões sobre o que é ser negro no Brasil, já premiado no Prêmio GQ Men Of The Year! Ao lado de Tais Araújo o ator ainda entrou para a lista dos 100 afro descendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo, um reconhecimento mais que merecido! Lázaro faz, acontece e mais um pouco, impossível não ser fã!
17. CASAMENTO DO ANO – Marina Ruy Barbosa e Xandinho Negrão: como tudo que envolve Marina, seu casamento não seria menos que impecável, divertido, e, claro, um sucesso nas redes sociais! O enlace que parou o Brasil reuniu um time de famosos de peso (com direito até a remember Brumar!) e sem dúvidas passou a inspirar (pelo vestido Dolce & Gabbana da noiva, pela decoração incrível…) muitos casórios por aí!
18. CASAL DO ANO – Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha: taí um fato mais comemorado na internet que vitória do Brasil na Copa! kkk Em novembro a apresentadora (que se separou de William Bonner em agosto de 2016) foi clicada no maior clima de romance com o advogado pernambucano, 25 anos mais novo, e a partir de então os dois assumiram o namoro! O casal sempre faz declarações superfofas nas redes sociais, não tem como não torcer pelos dois!
19. MOMENTO INESQUECÍVEL – Um ano histórico para a luta pelos direitos das mulheres! Sempre disse que a hora em que as mulheres se unissem de verdade ninguém ia segurar… e 2017 foi a prova viva disso! Já em janeiro a Women’s March tomou as ruas de Washington e várias outras cidades americanas e de outros países para promover os direitos da mulher em resposta às polêmicas declarações de Donald Trump. Em sua seleção das personalidades do ano a revista Time incluiu o movimento #MeToo (The Silence Breakers), que encoraja vítimas de assédios e/ou abusos sexuais a compartilharem suas experiências, levando inclusive a inúmeras denúncias contra um dos maiores produtores de Hollywood, Harvey Weinstein (Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie e Cara Delevingne estão entre as que sofreram com isso). Ainda há muito que se fazer, claro, mas esse ano sem dúvidas fica como um divisor de águas na história do feminismo – que, aliás, foi eleita “palavra do ano” pelo dicionário da editora Merriam-Webster’s! O debate ganhou força e abriu caminhos não apenas para as denúncias de assédio, mas também para a quebra diária de padrões (de beleza, de comportamento) que não nos representam.
20. MICÃO – Confusão com os envelopes do Oscar: depois daquela da troca de vencedoras do Miss Universo em 2015, a gente jamais poderia esperar que acontecesse algo parecido novamente, especialmente em um evento do tamanho do Oscar, né gente?! kkk Mas sim… os apresentadores Faye Dunaway e Warren Beatty anunciaram La La Land como “Melhor Filme”, mas poucos minutos depois, com o elenco já no palco e fazendo agradecimentos, foi anunciado que na verdade havia um erro, os envelopes foram trocados, e o verdadeiro vencedor seria Moonlight!! Bafão!
21. MELHOR APP – KiraKira: em 2017 não teve quem não quisesse brilhar… muito! Então natural que um app que potencializa os paetês tudo caísse no gosto especialmente dos fashionistas, né?! É viciante!!!
22. COMIDA – Avocado Toast: é fit, é gostoso e possibilita mil e uma receitas! A combinação de torrada/pão com o abacate, muito popular lá fora, agora ganhou não só nosso estômago, mas também nosso feed no Insta!
23. DRINK – Gim Tonica: base de drinques clássicos, o gim andava esquecido, mas começou a ressurgir em bares e baladas moderninhas e aí virou sinônimo de sofisticação! A combinação com a tônica tem sido a favorita, mas também abriu caminho para experimentações com a receita laranja e manjericão no lugar da fatia de limão, por exemplo!
24. TOP DESTINATION – Portugal: você já deve ter reparado: em 2017 falou-se de Portugal em toda parte! Um amigo que se mudo para lá, um parente que fez uma viagem e amou… O país foi inclusive nomeado o melhor destino turístico do mundo no World Travel Awards, resultado da combinação de atrações para todos os gostos (de praias a paisagens bucólicas, castelos centenários e roteiros de aventura) e um bom investimento no setor.
- E É ISSO GENTE!!! Espero que tenham gostado dessa Retrô, deixem nos comentários se concordam (ou não) com as categorias, quero saber!
CONFIRA AS RETROSPECTIVAS DOS ÚLTIMOS ANOS: 2016 | 2015 | 2014 | 2013