Mesmo se você não for daquelas que acompanha a moda de perto já deve ter ouvido a tal expressão “see now, buy now”. Esse formato que coloca à venda uma coleção assim que acaba de ser desfilada virou conceito chave no mercado fashion nos últimos tempos; importantes marcas do cenário internacional, como Burberry, Tommy Hilfiger, Vetements, Rebecca Minkoff e DVF já tinham adotado o sistema desde a última temporada (também vimos isso aqui, no SPFW), e agora esse NYFW veio para selar essa proposta como o melhor modo de atender o desejo do consumidor e a necessidade de vendas da marca.
É engraçado até ver como as tendências estão acontecendo ao mesmo tempo nas passarelas e nas ruas – principalmente em NY, conhecida por trazer as criações mais comerciais do circuito! Pra não ficar pra trás com toda essa rapidez então aqui vão as 4 maiores tendências para apostar djá:
[1] CAMISARIA: já comentamos nesse post AQUI que as camisas estão bombando no street style! E na passarela não foi diferente: o ar de “roupa de escritório” ficou pra trás e ela aparece desconstruída e renovada como vestidos, saias, croppeds, shorts… e até como camisa mesmo! kkk De marcas com coleções inteiras baseadas na peça (como a Monse e Alexander Wang) a outras que apostaram pontualmente, a camisa (ou a referência a ela pelo tipo de tecido ou o azul e listrado clássico) está em todas!
APOSTE SEM MEDO: nas camisas “versão” vestido! Os tecidos leves e geralmente claros ficam perfeitos para encarar o calor com aquele ar mais sofisticado!
[2] COR: prepare-se para um guarda-roupa bem ao estilo “orange is the new black”! kkk O laranja é outra tendência que está em praticamente todos os desfiles, gente! Vai do vibrante-quase-vermelho (às vezes até com paetês, como no desfile do Dion Lee) ao mais “sólido”, quase sempre em looks monocromáticos; o rosa cítrico (meio querendo ser coral) e o rosa queimado também complementam essa cartela que é bem feminina, mas ao mesmo tempo longe de ser “doce” demais.
APOSTE SEM MEDO: as combinações monocromáticas garantem impacto e descomplicam a vida na hora de montar a produção. Vale usar a sandália na mesma cor (mais fashion) ou apostar no nude nos pés (mais chique)!
[3] LISTRAS: esse tipo de estampa em coleções de verão é quase que lei, né? Mas o interessante nesse NYFW é que as listras se distanciaram do navy (que eu amo, mas às vezes dá uma cansada) e ganharam versões mais fun! O padrão também é bold, com listras bem marcantes, mesmo quando surgem em combinações mais neutras como o p&b. É uma tendência que parece “gritar” verão né?
APOSTE SEM MEDO: combinações como essa da Tanya Taylor, neutra em cima + listras (na vertical, alongando) embaixo não têm erro!
[4] NOVO MINIMAL: essa quarta trend é basicamente o oposto das duas anteriores! Quanto mais clean, melhor (e mais cool): as linhas são “limpas”, o shape é mais folgado, e o “toque 2016” à proposta minimalista vem na fusão com a moda genderless, aquelas peças que podem funcionar tanto pros meninos quanto para as meninas. Branco, nude e preto dominam a cartela de cores, a ideia aqui é descomplicar o look, mas fazer isso com uma roupa com cortes, tecidos e caimento perfeitos, de modo que nunca seja um visual relaxado, por mais simples que pareça!
APOSTE SEM MEDO: os ternos e camisas oversized são peças atemporais e super dentro dessa tendência! Pensar em uma produção all white, mesmo que com uma camiseta basiquinha e uma saia simples de alfaiataria, já é um bom exemplo do look cool que essa tendência busca!
- E aí, curtiram essas tendências? Qual sua favorita?