Mais um São Paulo Fashion Week que se vai, o que significa que é hora de fazer nosso balanço de tendências da temporada! A edição #45 não teve uma estação marcada, por isso tivemos tanto marcas colocando seu verão 2019 pra jogo quanto outras com as apostas para o inverno que começa já já!
Separei aqui as 4 ideias que mais me chamaram a atenção e extras para ficar de olho:
Seja em uma versão mais latina, como na Água de Coco e Lilly Sarti, seja no clima romântico da Renascença, como em Reinaldo Lourenço, esse detalhe superfeminino deu as caras em boa parte dos desfiles da edição – até biquínis, maiôs e saídas de praia incorporaram o volume!
Lilly Sarti e Lenny Niemeyer deram uma verdadeira aula de coloração na passarela, resumindo os tons irresistíveis da temporada – leia-se roxo, pink, azul e verde em suas versões pastel! Os terrosos também estão em alta e surgem como um “novo chic”, uma aposta elegante e ao mesmo tempo bem moderna. Lilly merece ser citada novamente porque uniu tudo isso em seu desfile, tanto em looks monocromáticos quanto em combinações maravilhosas e zero óbvias!
Fiquei quebrando a cabeça para definir o nome dessa categoria, cheguei em “sala de costura” porque achei que resume essa estética meio kitsch, a gente quase pode imaginar a costureira em sua casa passando agulhas por cima e por baixo, unindo tecido em tecido… achei curioso que mesmo partindo de inspirações completamente diferentes essa ideia apareceu em mais de um desfile, por isso o destaque!
Na Apartamento 03, por exemplo, Luiz Cláudio quis homenagear as mulheres da família que o ensinaram a costurar. “Minha mãe era costureira e eu a ajudava fazendo bainhas, recortando tecidos, e assim foi crescendo meu amor pela roupa”, disse, revelando ainda que a ideia de colocar esses fios “soltos” em abundância é uma referência à lembrança de andar sempre com alguma linha de costura presa à roupa.
Fabiana Milazzo, por sua vez, contou que se encantou por um tapete durante uma viagem ao Peru, e depois descobriu que ele estava do avesso! Esse foi o ponto de partida para a coleção, e essa inspiração se traduziu nas roupas com os fios soltos.
O patchwork (aposta recente até na Dior!) também teve vez na Apartamento (uma tradução das colchas que a família fazia com restos de tecido) e no “recorta e cola” da mulher que “foge para o campo” da primeira coleção feminina de João Pimenta, unindo florais, xadrez e listras.
Falando em moda praia, os maiôs concentraram todas as atenções – a gente bem sabe que já tem um tempo que a peça vai muito além do beachwear, compondo até mesmo looks noturnos incríveis! Na Salinas eles vieram com um charme todo retrô, muitos modelos tomara que caia, o que não tem sido muito comum; na Água de Coco e na Amir Slama os maiôs têm recortes, ombro único, frases cool… mais essa pegada de usar “para sair” mesmo! A Lenny Niemeyer, por sua vez, segue chic até dizer chega com suas peças esculturais, maravilhosas!
XADREZ – é na verdade uma das tendências mais fortes do momento, mas vocês já devem ter até cansado de ouvir isso, por isso deixei em destaque menor! kkkk No SPFW achei interessante ver como os estilistas exploraram os mais diversos padrões e cores, até mesmo na sandália!
FUGA PARA O CAMPO – a temática campestre esteve bem forte nessa temporada, mas gostei que fugiu daquela coisa “vestido com floral miudinho” para apostar em peças nesse mood mais masculino. Mesmo a proposta mais girlie da Pat Bo fugiu do lugar comum desse tema.
AGASALHOS – o mood 90’s da moda abriu espaço para que o conjuntinho esportivo voltasse a ser aceitável novamente! kkk (gente, lembro muito das tias usando conjuntos tipo esse da Juliana Jabour, com os elásticos nas barras das mangas e calça)
- E é isso! Curtiram as tendências? Qual sua favorita?
* Não deixem de ler também o relato de Vini, nosso repórter especial nessa temporada (tá cheio de curiosidades sobre como funciona o evento)! E fiquem de olho também que ainda temos muito conteúdo bacana da semana de moda para postar – inclusive falando sobre o futuro… este pode ter sido o último SPFW do jeito como conhecemos (a IMM Esporte e Entretenimento tornou-se sócia da Inbrands no evento), mas isso é assunto para outro post…