Comportamento

Tendências de moda e beleza tem mesmo prazo de validade?

3 minutos de leitura

Todos nós sabemos que tendências vêm e vão. Muitas delas, inclusive, com uma rapidez impressionante. Recentemente, estamos na era das polka dots e das messy girls. Mas há pouco tempo vimos também a ascensão dos sapatos five fingers, do estilo sportcore, os lenços na cintura, clogs, máscara de cílios bordô, maquiagem clean girl, e mais.

O que tudo isso tem em comum?

Todas essas trends surgiram e, algum tempo depois, desapareceram, algo normal quando o assunto é moda e beleza. Mas, com a internet, esse comportamento é ainda mais intenso.

Quem lembra das batas, por exemplo? Famosas no começo dos anos 2000, elas foram até consideradas “bregas”, mas voltaram com tudo junto do retorno do estilo boho. O mesmo aconteceu com as sapatilhas e as máscaras de cílios coloridas.

Por isso, podemos acabar investindo em itens que, em pouco tempo, vamos deixar jogados no guarda-roupa ou esquecidos na penteadeira.

Talvez você já tenha até mesmo passado por essa situação: você investe em uma peça ou produto e, em questão de semanas ou poucos meses, sente que ele já não faz parte do seu estilo. Quando a internet para de falar sobre, paramos de usar. O jeito então é doar ou vender. 

Tendência vs Gosto Pessoal

Experimentar novos estilos é incrível. Testar peças de roupa, brincar com maquiagem. Mas quando se torna um consumo desenfreado, é importante questionar.

A verdade é que as tendências parecem ter prazo de validade, mas isso não acontece se você tem o seu gosto pessoal bem apurado. Até porque, enquanto o primeiro fala exclusivamente sobre o que está em alta, o segundo é sobre personalidade e expressão de identidade.

Mesmo que a internet nos dê esse senso de urgência e a impressão de que precisamos estar sempre usando aquilo que está fazendo sucesso, essa não é uma verdade absoluta. 

Se colocamos o nosso gosto pessoal em primeiro lugar, conseguimos entender qual tendência, de fato, faz sentido. Consequentemente, fazemos um consumo mais consciente.

Percebemos isso até mesmo no post que fizemos sobre o fim da era clean girl e começo do estilo messy. Muitas leitoras, nos comentários, disseram que nunca abandonaram o lápis preto. Dá só uma olhada no que a nossa comunidade falou: “eu acho graça porque apesar de amar moda, eu NUNCA sigo só tendência, uso o que quero e essas tendências, vêm, vão e pra mim não faz diferença” ou “sou adepta do meu próprio estilo e buscar minhas próprias referências e mantê-las.”

Por esse motivo que o autoconhecimento se faz tão necessário, mas isso não significa que não podemos mudar ou experimentar uma tendência que brilha os nossos olhos. Mas uma trend de moda e beleza que tem “prazo de validade” para a internet, não precisa ter prazo de validade para você.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.