Já que maio é o mês das noivas e o assunto não para de cutucar a gente aqui e ali, não poderíamos perder a oportunidade de dar um olhar mais atento à Barcelona Bridal Fashion Week, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio.
Afinal, além do assunto ser uma delícia – para noivas, para quem já casou, e mesmo para quem ainda não está nem perto – a Espanha é “casa” de grifes fortíssimas nesse segmento, como Pronovias, Rosa Clará e Yolan Cris.
É claro que no que se trata de vestidos para o casamento sempre vale mais do que tudo o gosto/sonho da noiva, mas dar uma espiada nas tendências pode não só ajudar nessa inspiração como também garantir um ar fresco a algo geralmente tão tradicional.
Confira então a seguir as top tendências que observamos nas coleções 2015 apresentadas na Passarela Gaudí!
Não é de se estranhar que algumas tendências da alta-costura também apareçam nos looks de noivas, né? Afinal, os dois “mercados” são marcados pelo trabalho manual primoroso e rico em detalhes. Em Barcelona, muitas grifes apostaram nas aplicações de flores 3-D, algo que já apareceu bastante nos desfiles de grifes como Chanel (e evoluiu para os volumes em 3-D, lembram?).
Para as noivas, a grande vantagem é que as aplicações de flores (de tecido, de renda, de plumas) adicionam um textura super moderna ao vestido, sem perder o romantismo que a ocasião pede. E ainda funciona em modelos de saias amplas, sereia e até curtos – principalmente para casamentos diurnos, “modalidade” que vem dominando os casamentos.
Mais uma tendência impulsionada pelos casamentos a céu aberto: essas espécies de blusas ou capas ultra delicadas colocadas sobre o vestido dão um charme extra aos modelitos, além de proteger de um friozinho ou mosquitinho que pudesse incomodar durante a cerimônia! kkk
Além disso, é uma forma esperta de look 2 em 1: com a sobreposição o visual mais comportado fica para a cerimônia, e então a noiva pode remover a “capa” para curtir a festa com um tomara que caia novinho em folha!
Variar do branco e off white quando se trata de casamentos ainda é uma questão meio polêmica, mas que vem ganhando cada vez mais força – inclusive em modelagens mais tradicionais. Nada mais justo, já que agora temos a possibilidade de personalizar praticamente tudo a nossa volta, e carregar um vestido de noiva que não seja branco exige mesmo personalidade!
A cor pode vir “salpicada” como no vestido da Cymbeline, ou ainda tingir o vestido inteirinho. A tendência aponta para tons mais lavados, que mantêm a delicadeza da celebração.
Vestidos com manga longa são sinônimo de elegância! E o melhor é que esse “detalhe” que já tinha conquistado o mercado de noivas lá fora agora ganha força por aqui também – o Brasil resistiu, e dá pra entender, afinal tem meses em que faz aqueeele calor, mas agora se rende às inspirações do modelo.
Na passarela Gaudí, as mangas vieram trabalhadas com transparência, rendas e tule, e fazem um ótimo contraponto ao míni comprimento. Nos modelos longos, além da chiqueria, a manga revela uma noiva que quer sair do tradicional tomara que caia – mas lá no fundo ainda busca uma inspiração princesa!
Não dá pra discutir: os modelos tipo sereia e “bolo” sempre estarão no imaginário das noivas – e por isso também foram a maioria na passarela! No sereia, o mais interessante é apostar no contraste de texturas combinando cetim ou renda com o tule da barra, que garante essa aura de sonho enquanto a noiva passa.
Nos saiões, além dos tradicionais modelos de tule e renda que também apareceram em outros tópicos desse post, a noiva moderninha pode recorrer a modelos minimalistas, lisos, com um pé na alfaiataria – que ainda pode aparecer como na proposta da Pronovias, com a “camisa” transparente + saia “rococó”.
Saindo dessas modelagens, chega a silhueta retrô, com cintura baixa e ar mais “molenga”. Mas não se engane: os vestidos com essa vibe trazem bordados riquíssimos, de cristais ou rendas, que resgatam o glamour das décadas passadas. Esse estilo tem ganhado força com os mini weddings, e já conta até mesmo com marcas especializadas nele (como a Pó de Arroz aqui no Brasil).
Lembra que falamos dos decotes com um ar esportivo nas costas como tendência no MET? As alças cruzadas também apareceram entre as noivas, uma aposta moderna e que valoriza essa região do corpo sem precisar recorrer a brilhos e rendas.
Outra ideia para ficar de olho são os vestidos inteiriiinhos de renda (que também apareceram em outros tópicos desse post). O tecido ryco dispensa os brilhos (que estão ficando mais escassos entre as noivas, percebeu?) e volumes exagerados e reforça a atmosfera romântica da data!
- Gostaram das tendências, meninas? Aproveitem e contem nos comentários: tem muitas noivinhas por aí? Gostam de ver esse assunto aqui no GE?