destaque Garotas estúpidas home Moda
Favorito

Baixou a Amélia: Como tirar manchas de couro e camurça?

6 minutos de leitura

Vira e mexe rola um míni perrengue relacionado a roupas e sapatos em casa, né? Se for com alguma roupa que a gente não liga muito até nem é tanto problema assim, mas pode reparar que a caneta sempre risca a jaqueta de couro favorita, a mancha de camurça é sempre no sapato novo, a Super Bonder cola nossos dedos no dia em que estamos mais atrasadas! kkk

Confira a seguir então como se livrar desses probleminhas:


1. MANCHA DE CANETA NA JAQUETA DE COURO

couro

Uma das coisas mais irritantes do inverno é quando você pega sua jaqueta favorita para usar e aí aparece um riscadinho de caneta que você não viu na hora (ou viu e ficou com preguiça de lidar! haha). Grrr! Não é qualquer lavagem que pode ser feita na peça, mas dá pra resolver isso em casa mesmo.

Para tirar a mancha de caneta esferográfica, passe um algodão com duas gotas de álcool 70 na mancha, fazendo movimentos circulares e leves. Esfregue o mínimo possível sobre a mancha e a caneta chata vai saindo… Se a mancha for insistente, tente também essa receitinha: 1 colher de sopa de glicerina líquida com 2 colheres de sopa de álcool, aplicada também com um algodão. Outro truque, caso a tinta seja vermelha, é borrifar laquê e esfregar com pano seco.itens-jaqueta
A região com a mancha pode acabar ficando meio desidratada, mas nada que um pouco de Vaselina ou creme hidratante (aplicado novamente com um algodão, que é mais gentil), não resolva. Importante: no caso do couro legítimo pode ser melhor mandar para um profissional resolver, já que o tratamento do couro é diferente.

Em ambos os casos (ou se você não sabe exatamente qual é o tipo de couro), vale fazer um teste com o algodão e o álcool em uma parte mais escondida da peça para não correr o risco de arruinar tudo! Há também produtos específicos para limpar o couro no mercado, como o Bonton, que você encontra em lojas de calçados e sapateiros.

E atenção também na hora de guardar a peça: o ideal é manter as jaquetas de couro legítimo em capas de TNT e tirá-las do armário para “tomar um ar”, na sombra, uma vez ao mês. As sintéticas não têm problema com a luz, mas podem rachar se ficarem muito tempo no sol.

2. TIRANDO A MANCHA DOS SAPATOS DE CAMURÇA

camurca

De tão delicada que a camurça é, dá vontade até de fugir dos sapato feitos neste material. Mas aí a gente vê o modelo na loja, prova, e assim, ele te escolhe, né? kkk O spray impermeabilizante (as próprias lojas de calçados, como Arezzo e Santa Lolla vendem, além de sapateiros) acaba sendo indispensável, mas às vezes eles chegam tarde demais para evitar as manchas…

Nesses casos, há dois ótimos truques caseiros: 1. passar um pouquinho de condicionador (de preferência de cor branca, neutra) e água, tirando o excesso com um pano úmido e deixando secar na sombra; 2. usar uma borracha branca, dessas de escola mesmo, para “apagar” a mancha, mas aí só rola em sapatos claros.

teste-camurça
Teste desse blog aqui

Em ambos os casos, é legal ainda passar uma escova própria para camurça depois, também encontrada em lojas de artigos de limpeza, para pentear o pelo no sentido certo. Com manchas mais superficiais a mistura água e sabão neutro pode resolver, mas a do condicionador passa mais confiança por também hidratar o material!


Em tempo: se o sapato de camurça molhar (porque será que sempre chove nos dias em que estamos com os sapatos mais bonitos!), coloque papel amassado por dentro, para tirar a umidade e evitar a deformação do modelo. Deixe secar à sombra e depois escove a camurça para voltar ao aspecto de “novinho em folha”.

3. REMOVENDO SUPER COLA (DA PELE E DA ROUPA!)

glue

Às vezes dá a impressão de que dá pra arrumar qualquer probleminha em casa com uma Super Bonder, né? Mas aí entram fatores como pressa e habilidade (uuuhh) com esse tipo de material e não é raro acabar com o dedo colado! kkkk Antes que isso aconteça e fique até difícil de digitar procurando a solução, já salve esse link!

Se a cola ainda estiver fresca na pele, coloque-a em contato com água morna e sabão para facilitar a remoção. Mas se estiver seca, passe um removedor de esmalte à base de acetona no local, e depois lixe suavemente a região, fazendo com que a cola descasque! Se você tiver a pele muito sensível, troque a acetona por margarina, vá esfregando, com bastante paciência, até que a cola saia por conta da gordura, e lave com água morna e sabão.

No caso da cola cair em tecidos (considere os mais comuns e menos delicados, como algodão), use uma escova de dentes velha para aplicar acetona na região, esfregando a mancha da cola para tentar levantá-la. Raspe a cola com alguma espécie de espátula e depois lave a roupa normalmente.

E se ainda assim não der certo… Choquei fazendo a pesquisa para o post que agora tem até o produto “Descola Tudo”, para todos os tipos de cola, feito pela própria Loctite. Imagine o tanto que eles não recebiam de dúvidas e relamações de gente que se colou toda?

  • Gostaram dessas três dicas? Têm mais truques para estas situações? Compartilhem nos comentários!

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.