Não há como negar: hoje em dia, quando falamos em alimentação, o foco está totalmente voltado para as bebidas. Os líquidos passaram a ganhar destaque por gerarem energia, disposição e suplementação. Muitas vezes, eles também são associados a momentos de pausa e conforto.

Impossível falar sobre o tema sem lembrar do café. O termo “café superfaturado” roubou as redes sociais, simbolizando o movimento de buscar lugares aconchegantes e desfrutar de algo gostoso fora de casa, acompanhado de um cappuccino ou café.
A bebida é um dos itens essenciais de um brunch pós-aula de pilates, yoga ou treino na academia no fim de semana, uma das programações favoritas de quem ama o chamado “café superfaturado”. Inclusive, o café ganhou tanto destaque que diversas marcas criaram suas próprias cafeterias, transformando o momento em uma experiência de conexão com o cliente e os amantes da marca.
Para quem não é muito fã de café, o matcha latte virou um dos substitutos favoritos. A bebida japonesa, feita com pó moído de folhas de chá verde, é rica no aminoácido L-Teanina, que, segundo estudos, auxilia na concentração e melhora o foco, e também em cafeína, proporcionando energia sem causar grandes picos.

No amplo cardápio de líquidos ligados ao bem-estar, é impossível não mencionar o smoothie, bebida cremosa e refrescante, feita com frutas, vegetais e um líquido como leite ou iogurte. Ela ainda pode incluir ingredientes extras, como aveia, sementes, proteína em pó ou até sorvete.
O hype começou com o smoothie de US$ 20 da Erewhon, que se tornou popular graças ao TikTok e à Hailey Bieber, responsável por assinar uma das receitas do supermercado americano. Depois, a rede passou a convidar outras celebridades para criarem e divulgarem suas próprias versões.
Na onda das bebidas sem álcool, e também para quem tem receio de consumir por conta do metanol, os drinks que prezam pelo sabor e pela consciência também ganharam destaque. Entre eles está o Lucia, criado por Bertha Jucá e Victória Linhares: o primeiro aperitivo brasileiro sem álcool, feito com plantas adaptógenas e funcionais.

Como ter energia é um dos grandes desejos atuais, mas o consumo de energéticos deve ser moderado e pontual, o mercado tem apostado em alternativas mais naturais que prometem disposição sem comprometer a saúde, como o Baer Mate, chá mate gaseificado, e o Sede Energy, novo energético natural feito com frutas.
Nunca fomos tão cobrados a beber água. A febre de cumprir a meta dos 2 litros por dia fez com que as pessoas passassem a carregar garrafas para todo lado, sim, no plural! Graças a essa tendência, o copo Stanley ganhou ainda mais notoriedade, e novas marcas surgiram, transformando o acessório em item de estilo.

Fora do Brasil, a Suja Life relançou o refrigerante Slice, sucesso dos anos 1980, em uma versão funcional com menos açúcar e um mix de prebióticos, probióticos e pós-bióticos. A aposta une nostalgia e bem-estar, transformando um ícone pop em uma bebida saudável.