Máscaras, relógios inteligentes, tampões para o ouvido e boca, luzes que acalmam, músicas relaxantes e suplementos para dormir. Será que precisamos de todos esses gadgets e engenhocas para garantir um sono reparador? Para a Gen Z nas redes sociais, sim!
O Sleepmaxxing é um termo que viralizou ao fornecer estratégias para otimização do sono. Através de relógios, algumas pessoas estão monitorando cada dormida e ostentando sua “pontuação” nas redes sociais.
O que era natural, agora é tech?
Embora prometam melhorias revolucionárias, os benefícios reais podem ser insignificantes. Já que a tecnologia de rastreamento do sono pode fornecer dados imprecisos e talvez também aumentar a ansiedade em torno da “pontuação”.
Alguns especialistas temem que esse movimento iniciado no TikTok possa criar uma cultura de dependência da tecnologia e perpetuar expectativas irrealistas e perfeccionismo do sono.
- Estratégias simples e baseadas em evidências
- Mantenha um cronograma de sono consistente
- Tenha um horário para dormir e para levantar
- Evite café depois do meio-dia
- Desligue as telas antes de dormir.
Para pensar: Fatores como saúde mental e questões de classe social revelam que nem todos nós temos o mesmo tempo de descanso? Quantas horas você consegue realmente descansar?
E aí, curtiu essa tendência?