Imagina só: estamos no começo dos anos 2000 e a estampa mais descolada do momento é a caveira de Alexander McQueen. A maior precursora, na época, era ninguém menos que Kate Moss, que chamou a atenção ao usar um vestido transparente com o desenho por toda a peça.
Agora, vamos direto para 2025: e se a gente disser que essa caveira clássica está no seu comeback?

Leitura contemporânea
Tudo começou com um look de Alex Consani no The Fashion Awards 2025. Estamos falando de um vestido preto com caveiras vermelhas de Alexander McQueen. A peça ainda se destaca pelo recorte lateral e pelas camadas bem fluidas, misturando a estampa clássica com um modelo bem contemporâneo.
Isso bastou para que a antiga obsessão pela caveira de Alexander McQueen voltasse com tudo. Mas antes mesmo de Consani, a estampa já tinha dado o ar da graça através de Timothée Chalamet, que apareceu com um lenço de caveiras. Além dele, Charli XCX também surgiu com a peça.

No timing perfeito
A estampa de Alexander McQueen volta justamente no ano em que o soft goth e a estética messy dominam a moda.
Isso faz todo o sentido, já que, nos anos 90, McQueen transformou a estampa em um símbolo que estava muito além da estética pensada para consumo. Na época, o conceito de suas peças, que misturava o clássico com o punk, era visto como rebelde e ousado.

Feito no Brasil
Além de McQueen, Alenxandre Herchcovitch também deu seu nome com o uso do desenho de caveira. Um dos símbolos mais icônicos da moda brasileira contemporânea, ela se tornou a assinatura visual do estilista.
