Garotas estúpidas Moda Tendências
Favorito

We love patches: looks de street style, quem faz e mais dicas para apostar!

4 minutos de leitura

montagem_patches

Eles começaram a surgir nos anos 70 como mais uma forma de expressão para uma década que tanto pregava a liberdade; nos anos 90 ganharam perfume pop e cores mais vivas para enfeitar looks moderninhos e agora chegam a 2016 como item de desejo absoluto entre fashionistas: deu pra entender por que os patches definitivamente merecem um lugar no seu coração (e closet)?

A ideia tem muito a ver não só com o revival da década de 1990 (a febre já foi mais forte, mas ainda dá seus respiros), mas também com a ideia da customização como forma de deixar a moda mais exclusiva, mas não necessariamente gastando mais pra isso! Ou seja, vale sua atenção:

montagem_patches1

O street style é uma ótima fonte de inspiração para apostar nos patches – afinal, foi basicamente dele que essa tendência saiu, direto para as passarelas e looks das celebs! Na última São Paulo Fashion Week as aplicações de desenhos divertidos sobre jaquetas e coletes jeans, camisas e até uma bolsa Hermès (coragem!) chamavam a atenção nos corredores da Bienal. Logo nos primeiros dias da semana de moda já deu pra sentir que os patches foram os itens escolhidos para mandar o recado “desencanada, porém fashionista” da temporada! kkk

O mais legal é ver que para entrar na tendência o pessoal está colocando a mão na massa mesmo! Há, claro, a opção de apostar em peças que já vêm com essa “customização” (mais sobre isso abaixo), mas a maioria das pessoas que conversamos por lá tinham caçado seus “adesivos” em lugares como a Rua 25 de março, Galeria do Rock (ambos em SP), armarinhos, sites em conta…

No final, é uma moda na qual a label, de fato, não conta! A não ser por modelos muito específicos de algumas grifes, você nem consegue dizer se a peça foi personalizada em casa ou comprada assim mesmo. Fora que colocar a criatividade em jogo ainda é uma ótima forma de resgatar aquela jaqueta que andava esquecida no armário hein?

montagem_patches2

A lista de marcas que se jogaram na tendência dos patches é longa (e babado): Gucci, 3.1 Phillip Lim, Dries Van Noten, DKNY, Alice and Olivia… E logo elas tiveram suas criações desfiladas por aí por celebs Beyoncé (e Blue Ivy!), Dakota Johnson, Rihanna, Cara Delevingne e por aí vai…

Por aqui, a Not Your Basic Denim é “o” nome quando pensamos em jeans customizados prontos – e isso vai de silks e paetês a, claro, muitos patches! A Vida Bela também fez sucesso com uma coleção assim (eu já usei, inclusive!).

Lembro de ter feito uma pesquisa sobre patches no final do ano passado e encontrei poucos lugares para comprar por aqui – a Ziovara foi uma delas. Mas agora… pode dizer que a coisa pegou mesmo, porque as opções de “patches prontos” estão bombando nas araras de lojas fast fashion, como Renner, C&A, Riachuelo e Zara!

Pra quem quer patches estilo “faça você mesmo”, dá pra encontrar muitos “adesivos” bacanas pela Amazon, Etsy e Urban Outfitters – é só não ter pressa pela chegada da encomenda – e caçar armarinhos como esse Objetiva Bordados!

montagem_patches3

Bom, um dos motivos que me fez olhar (ainda) mais para essa tendência foi esse editorial que cliquei para a Elle de maio! Além das ideias de styling a revista também veio com os patches de brinde para que as leitoras pudessem deixar a imaginação correr solta!

Pra quem ainda tem dúvida sobre esse processo de aplicação dos patches termocolantes, um resuminho: para fixá-los basta pressionar o ferro elétrico sobre o desenho por cerca de 10 segundos; o ideal é separar um retalho de tecido de algodão para colocar entre o ferro e o patch, protegendo-o do calor. Aliás, fique esperta com a temperatura dele: 180°C para poliéster e 200°C para algodão.

  • É isso! Gostaram desse “patches report”? kkkk Quem aí já tá usando? E como? Contem aqui nos comentários!

 

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.