Cuidados com os pés em relação a sapatos
Por Dra. Marina Pipa e Dra. Fernanda Porphirio
Como acontece o chulé?
Ocorre pela ação de bactérias presentes na pele, que agem com o suor e podem causar um mau cheiro. Alguns sapatos podem agravar o caso e aumentar o odor, por facilitar o acúmulo de suor na região, como os de plástico.
Como posso prevenir isso?
Algumas ações para combater o mau cheiro seriam utilizar meias de algodão quando usar sapatos fechados, higienizar os calçados e colocá-los ao sol após o uso. Usar talcos também é uma opção. Além de produtos antitranspirantes, que contenham cloreto de alumínio.
E as bolhas?
Ela pode aparecer por fricção e atrito no local de encontro entre sapato ou meia e os pés. Caso apareça uma, nem pense em estourá-la ou remover a pelinha ao redor! O ideal é não mexer nelas, porque a superfície externa funciona como uma camada protetora para a pele. Com o tempo, o líquido da bolha será absorvido pelo corpo.
Hidratantes ajudam a prevenir as bolhas?
Mito! O hidratante não retira a causa do problema, que é o atrito. Na verdade, o produto pode até piorar a situação, porque deixará o pé quase escorregadio dentro dos sapatos. O ideal é sempre usar calçados confortáveis, que não apertem e nem façam um atrito entre o material deles e os pés.
Como surgem as unhas encravadas?
Elas são, em sua maioria, desencadeadas pelo corte incorreto das unhas. Além disso, traumas e usos corriqueiros de sapatos fechados podem contribuir para o surgimento ou agravamento dessa condição.
Como prevenir, então, as unhas encravadas?
Corte as unhas do pé na horizontal, sem arredondar os cantos, e use sapatos bem confortáveis. Se a condição persistir, converse com um especialista para realizar um tratamento no local.