Garotas estúpidas Moda Tendências
Favorito

7 tendências do SPFW pra ficar de olho!

4 minutos de leitura

Foram 31 desfiles ao longo de uma semana intensa que você acompanhou por aqui e no nosso Insta! E é claro que depois de tudo isso não podia faltar nosso balanço esperto de tendências, né?

Se por um lado há críticos de que o esquema “veja agora, compre agora” tornou as coleções mais comerciais, por outro isso faz justamente com que a moda se aproxime de seu público – é o mesmo princípio que, na área da comunicação, por exemplo, levou ao boom dos blogs por proporcionar uma conexão mais íntima do que as revistas e grandes publicações.

O SPFW passa por transformações e apostar nesse lado comercial pode justamente ser a resposta para qual é seu papel no mundo da moda – assim como a NYFW é tida como uma fashion week mais “vendável” e a de Milão e Paris são vistas como mais conceituais, por exemplo.

Seja como for, fato é que temos ótimas ideias para colocar em prática já! Confira:

1. VELUDO: de carona no revival dos anos 80 ele se confirma como a maior tendência dessa temporada – estava no topo do nosso balanço do NYFW também! O legal é que ao aparecer nas mais diversas versões – molhado, devorê, cotelê – ele também possibilita os mais variados looks, de produções de festa como vimos na Apartamento 03 a outras produções mais casuais, como na Ratier e Lilly Sarti, ou às vezes até mesmo essas duas coisas ao mesmo tempo, como no conjunto sporty da Pat Bo!

2. SPORTY: a moda esportiva evoluiu e apareceu não só nas inspirações em si (universo motocross para Juliana Jabour, o hip hop para Pat Bo, o boxe na À La Garçonne), mas também colocou shapes como os moletons em praticamente todos os desfiles! Tecidos com brilhos e contrastes com peças mais leves deixam a ideia mais moderna e pronta pra festa! Destaque ainda para a jaqueta bomber – já uma peça clássica das passarelas – que também se encaixa na proposta de uma moda que não é pautada pelo gênero: não foi raro a gente desejar as jaquetinhas desfiladas pelos meninos!

3. MANGAS VOLUMOSAS: a tendência mais dramática desse SPFW é dessas pra quem não tem medo de “chegar chegando”! Vale apostar na camisa moderninha, no vestido de perfume retrô, na blusa vitoriana…

4. SOBREPOSIÇÕES: da série “tendências que não custam nada”, porque basta ativar o senso fashion para combinar e descombinar peças! Se no NYFW o foco dessa ideia foi com as camisas, por aqui ela aparece com moletons sob vestidos, casacos + casacos e, a ideia mais bacana, com malhas sob vestidos mais fluidos, ótima aposta para deixar looks de festa mais fresh!

5. MEIAS: elas estão de volta (quem lembra da febre que foram as meias-calças no auge do reinado de Blair Waldorf? kkk)! Valem todos os comprimentos e acabamentos, com destaque para os modelos finos de poás – um toque fofo em looks rocker – e a 7/8 meio “college girl”: essa meia da Ellus 2nd Floor fez um sucesso só depois do desfile, todas as modelos usando nos dias seguintes pela Bienal!

Fotos: Jefferson Souza e Divulgação/Agência Fotosite

6. ALFAIATARIA AMPLA: sinônimo de elegância, as peças de alfaiataria agora também estão em dia com o conforto em modelagens bem soltinhas, o que só adiciona aquele “fator cool” ao look! Vale combinar com camisas (e dar um toque rock ao look com o cinto, como na Ellus) ou usar coletes sozinhos, sem nada por baixo, como na Giuliana Romanno e Ellus também.

7. UM OMBRO SÓ: mais uma ideia com aquele “quê” de anos 80 – e muito feminina e charmosinha, diga-se de passagem! Os vestidos de um ombro só foram o modelo de festa que mais bombou, vale apostar!

  • E é isso! Curtiram as top tendências dessa temporada? Veja todos os posts sobre o SPFW aqui e aqui!

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.